Os Almondegas estão chegando

Depois de muitos anos de espera, finalmente vai acontecer o aguardado encontro dos integrantes originais do ALMÔNDEGAS.

GILNEI, JOÃO BAPTISTA, KLEDIR, KLEITON, QUICO e ZÉ FLAVIO se reúnem em um espetáculo inédito para celebrar a banda que é um marco na história da música popular do Rio Grande do Sul e relembrar canções como “Vento Negro”, “Canção da Meia Noite”, “Haragana”, “Até Não Mais”, “Sombra Fresca e Rock no Quintal” e tantas outras.

Os Almôndegas surgiram oficialmente com a gravação do primeiro LP, em 1975, mas desde quatro anos antes os irmãos Kleiton Ramil e Kledir Ramil, o primo Pery Souza e os amigos Gilnei Silveira e Quico Castro Neves lideravam uma gurizada que se reunia num apartamento no bairro Petrópolis, em Porto Alegre, para cantar. Músicos de formação eclética, eles só pensavam em se divertir quando venceram o I Festival Universitário da Canção Catarinense com a música Vento Negro.

Em 1974, realizaram sua primeira gravação: a música “Testamento”, com letra de José Fogaça, música que virou trilha sonora de um programa (Opinião Jovem) que o próprio José tinha na rádio Continental 1120 AM.

Gravaram o primeiro LP (“Almôndegas”), em 1975 (mesmo ano de “Aqui”, trabalho que colocou a faixa “Canção da Meia-noite” na novela Saramandaia, da Rede Globo de Televisão). Em 1977, a banda partiu para o Rio de Janeiro. Kleiton, Kledir e Gilnei levavam outros sonhos na bagagem e contavam com o auxílio precioso dos novos integrantes João Baptista e Zé Flávio. Neste ano, vieram mais dois discos: “Gaudêncio Sete Luas” (na verdade, uma coletânea dos anteriores) e “Alhos com Bugalhos”. Os registros da carreira do Almôndegas culminou com “Circo de Marionetes”, de 1978. No anos seguinte o grupo se desfez.

O show acontece dia 24 de março de 2023 no Auditório Araújo Vianna, na capital dos gaúchos.

Fer Machado

Diretor Artístico Rádio UCSfm

0:00
0:00