Estudo quer entender a relação da Geração Z com memes
O InstitutoZ – primeiro especializado em estudos de comportamento e consumo da Geração Z – iniciativa da Trope, consultoria de geração Z, em coautoria com o Saquinho Mídias Criativas, estão dando início a uma pesquisa para conseguir entender a dinâmica de consumo, preferências e motivações por trás da cultura de memes, levando em consideração o recorte da Geração Z, que são as pessoas de 13 a 27 anos.
O público-alvo é a GenZ, que consome memes regularmente, abrangendo diferentes culturas e interesses do mundo digital, e comunidades online, que reproduzem memes e monetizam em cima dessa cultura/linguagem. Segundo Luiz Menezes, fundador da Trope, o objetivo do estudo é compreender o papel dos memes na cultura online, na comunicação e no senso de pertencimento da GenZ. “A pesquisa será fundamental para entender a relação de consumo de conteúdo com a ressignificação de ideais que os memes causam, e o impacto disso na decisão de compra”, explica.
A coleta de dados será realizada por questionários, alcançando diversas plataformas e também as comunidades onde os memes são compartilhados. Serão abordados diferentes blocos de perguntas para obter uma compreensão abrangente dos hábitos de consumo, motivações e significados atribuídos aos memes. E aí, quer participar da pesquisa? Aqui está o link para o questionário!
Fonte Alice Vieira