Dulce Helfer / Agencia RBS

Morre Fughetti Luz, referência do rock gaúcho, aos 76 anos

O músico Marco Antonio de Figueiredo Luz, conhecido como Fughetti Luz, morreu às 4h30min desta sexta-feira (14), aos 76 anos. Referência do rock gaúcho, ele foi vocalista e compositor das bandas Liverpool e Bixo da Seda.

Leonel, que é professor de História, acredita que Fughetti deixa um grande legado no rock para a capital gaúcha:

— É um legado de discurso e prática. Ele acreditava na música dele e isso não era negociável.

Fughetti Luz deixa uma filha, Shanti Luz, fruto do casamento com dona Zefa, já falecida, e uma neta, Bibiana.

A informação da morte de Fughetti começou a circular nas redes sociais no final da manhã desta sexta, com um comunicado do falecimento e informações sobre o velório, que está marcado para ocorrer a partir das 10h deste sábado (15), no Crematório Saint Hilaire, em Viamão. Uma cerimônia de despedida está marcada para as 14h, também no sábado.

No perfil do Facebook de Fughetti, a postagem mais recente é da filha Shanti, em celebração aos 76 anos do músico, completados em 10 de março. Ele morava em Tapes e a ultima entrevista na imprensa foi em 2015 para o colunista da Zero Hora Juarez Fonseca.

Após o jornalista questionar se o rock estaria em uma encruzilhada Fughetti respondeu

“Acompanho sempre, presto atenção, tô sempre catando coisas novas na TV a cabo. Fora os discos. E se o rock está numa encruzilhada é porque tem um caminho novo surgindo, pra tudo que termina há um novo recomeço.”

O comunicador e amigo Mauro Borba escreveu em sua rede social:

” Uma cara que ajudou a fazer a história do rock gaúcho a partir  do IAPI, da época do Bicho da Seda e composições eternizadas pela Bandalheira que seguirão detonando o rock and roll”

 

Fer Machado

Diretor Artístico Rádio UCSfm

0:00
0:00