Exata Comunicação, Bárbara Salvatti

UCS será responsável pelo estudo dos indicadores econômicos do comércio no RS

Responsável pelo maior crescimento entre as atividades do setor de serviços no PIB gaúcho do primeiro trimestre deste ano, o comércio compõe uma importante engrenagem na economia, estimulando o consumo para demandar as áreas produtivas.

O setor no Rio Grande do Sul, que no período cresceu 5,5% em relação ao primeiro trimestre do ano passado, passará a ter os dados referentes à movimentação econômica no Estado analisados pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

A instituição analisará as informações do setor a partir de uma parceria com a Federação Varejista do Rio Grande do Sul, que congrega as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) do Estado. O convênio entre a UCS e a entidade comercial foi assinado durante a 1ª Convenção Estadual Lojista, realizada em Bento Gonçalves na semana passada, e visa a constituição do Instituto de Indicadores do Comércio para o Estado.

O ato foi acompanhado pelo reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech; pelo presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, o bispo diocesano Dom José Gislon; pelo sub-reitor da UCS/Carvi, Fabiano Larentis; e pelo presidente da Federação Varejista, Ivonei Pioner.

Pelo acordo, a UCS será encarregada de pesquisar todos os indicadores relacionados ao comércio e aos serviços do Rio Grande do Sul. “A análise dos dados do mercado de crédito também será chancelada pela UCS. É uma forma muito produtiva de aproximarmos nossos expertises e as necessidades do setor”, disse Larentis. Outra importante disposição do convênio traz ganhos para os membros do sistema lojista do Estado associados à entidade. A UCS oferecerá, através de seus cursos de extensão, graduação e pós-graduação, formação para gestores e associados do sistema.

Fonte Exata Comunicação e Eventos

Fer Machado

Diretor Artístico Rádio UCSfm

0:00
0:00