Simple Minds vende direitos e royalties do catálogo musical

A BMG anunciou que adquiriu todos os os direitos e royalties do catálogo musical da lendária banda de rock escocesa Simple Minds. O acordo com os principais membros da banda, Jim Kerr e Charlie Burchill, inclui os direitos de publicação de mais de 240 músicas em cinco álbuns que lideraram a parada britânica e venderam em torno de 60 milhões de cópias ao redor do mundo.

+ A Viagem de Pedro: produção nacional ganha 1º trailer; assista

A negociação marca mais um capítulo de uma longa história envolvendo o Simple Minds e a BMG, que já atuou como administradora do catálogo editorial da banda e lançou seu álbum Walk Between Worlds em 2018. O grupo de gerenciamento de publicação musical, direitos de gravação e distribuição, já havia anunciado no mês passado que lançará o próximo álbum de estúdio da banda, Direction Of The Heart, em 21 de outubro.

Há poucas bandas que podem alegar ter mudado de música, mas durante um período de 45 anos o Simple Minds fez exatamente isso. Foi um longo namoro, mas estamos encantados por ter a oportunidade de ser guardiões de seu catálogo excepcional. A BMG é a casa do Simple Minds no passado, presente e futuro”, disse Alistair Norbury, presidente de Repertório e Marketing da BMG no Reino Unido.

O acordo não teve o valor revelado, mas é algo que deve girar em torno de uma ou duas centenas de milhões de dólares. Recentemente, o catálogo de David Bowie foi vendido por US$ 250 milhões, o mesmo valor do cantor Sting, incluindo seus hits do The Police. O de Bruce Springsteen até agora é o recordista: US$ 500 milhões. Esse tipo de venda de todo o catálogo musical vem se mostrando uma opção atraente para músicos veteranos renomados que estão preferindo deixar boas quantias em dinheiro para seus herdeiros, enquanto grupos especializados passam a controlar profissionalmente todas as suas publicações.

Fonte: Rádio Rock | Foto: Divulgação

0:00
0:00