imagem divulgação

Rock: Estilo dá salto de popularidade e passa de 16º para 3º mais ouvido no Brasil

Após anos de crise, o rock deu um salto de popularidade no Brasil em 2023. O estilo passou de 16º mais ouvido no país em 2022 para a terceira colocação no primeiro semestre deste ano, segundo dados do Spotify, serviço de música mais usado pelos brasileiros.

O movimento foi puxado, principalmente, pelo sucesso de bandas com shows disputados dos últimos meses. O Arctic Monkeys, que se apresentou no festival Primavera Sound em São Paulo no fim de 2022, aparece entre os artistas internacionais mais populares entre roqueiros do país.

Artistas internacionais de rock mais escutados no Brasil em 2023:

  1. Linkin Park
  2. Red Hot Chili Peppers
  3. Arctic Monkeys
  4. Pink Floyd
  5. Imagine Dragons

O grupo britânico também tem o álbum de rock mais ouvido pelos brasileiros, “AM”, de 2013, e a música com mais plays, “I Wanna Be Yours”, do mesmo disco.

Em seguida, entre as músicas roqueiras mais ouvidas no país, aparece “Yellow”, dos primórdios da carreira do Coldplay, que neste ano passou uma temporada no Brasil para 11 apresentações — todas com ingressos esgotados.

O Skank lotou casas de shows em sua turnê de despedida e teve bom desempenho, alcançando a segunda posição entre artistas nacionais de rock mais escutados. O Titãs, que comemora seus 40 anos em uma série de shows, ocupa o quarto lugar.

Alguns clássicos também se mantiveram em alta. A banda Charlie Brown Jr. continuou sendo a preferida dos brasileiros roqueiros.

Artistas brasileiros de rock mais escutados no Brasil em 2023:

  1. Charlie Brown Jr.
  2. Skank
  3. Legião Urbana
  4. Titãs
  5. O Rappa

O CBJR, encerrado com a morte do Chorão, em 2013, também aparece na lista de álbuns de rock mais escutados no país, com “Imunidade Musical” (2005) em segundo lugar. Entre as músicas de rock com mais plays, “Dias de Luta, Dias de Gloria”, lançada no mesmo disco, ocupa a terceira posição.

O Spotify tem atualmente cerca de 6 milhões de playlists de rock criadas por usuários brasileiros. A maior parte dos consumidores do estilo tem entre 18 e 24 e 35 e 44 anos, de acordo com a plataforma.

Fer Machado

Diretor Artístico Rádio UCSfm

0:00
0:00