Morre Sergio Rouanet, autor da lei de incentivo à cultura

Morreu neste domingo (3), aos 88 anos, Sergio Paulo Rouanet, ex-ministro da cultura e diplomata autor da lei de incentivo à cultura brasileira, que beneficia projetos culturais há mais de três décadas. A causa da morte foram problemas casados pela síndrome de Parkinson. Em vida, Sergio atuou como filósofo, professor e tradutor.

+ Ricky Martin é acusado de violência doméstica; entenda

Sergio nasceu no Rio de Janeiro em 23 de fevereiro de 1934 e dedicou a vida a trabalhos relacionados à cultura e produção cultura no país. Em 1991, a Lei Rouanet foi criada para autorizar que produtores culturais buscassem investimentos privados em troca de incentivo fiscal (abater parte do valor investido no Imposto de Renda). Criada no governo de Fernando Collor, a lei seguiu inalterada por quase 30 anos até ser modificada por Jair Bolsonaro.

+

Com 20 anos, ele deu seus primeiros passos no jornalismo cultural e, em 1992, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira de número 13. Rouanet é autor de livros como “O Homem é o Discurso – Arqueologia de Michel Foucault”, “Itinerários Freudianos em Walter Benjamin” e “Teoria Crítica e Psicanálise”. Sergio Paulo Rouanet deixa a mulher, Barbara Freitag, e três filhos, Marcelo, Luiz Paulo e Adriana.

Fonte: Omelete | Foto: Guilherme Gonçalves

0:00
0:00