Festival Vem pra UCS reúne mais de cinco mil pessoas no Campus-Sede para celebrar a volta às aulas

A instabilidade do clima não afastou a comunidade da Universidade de Caxias do Sul neste domingo, 5 de março. Pelo contrário: a terceira edição do Festival Vem pra UCS reuniu mais de cinco mil pessoas no Campus-Sede. Alternando momentos de sol, nuvens e chuva, que ameaçou e por fim acabou marcando presença, o domingo foi, de toda forma, convidativo para quem veio conferir as atrações pensadas para celebrar a volta às aulas no primeiro semestre letivo de 2023 (as aulas se iniciaram na quarta-feira, 1º de março, em todas as unidades acadêmicas).

Se o ambiente acadêmico é movido por encontros e trocas, no caminho do saber, a cultura também ensina, movimenta, agrega e acolhe. E através da música foram promovidos os encontros deste domingo. “Vêm pra UCS aqueles que acreditam na cultura, no conhecimento, na excelência acadêmica que se realiza aqui”, afirmou o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, agradecendo aos estudantes que começaram, na última semana, sua trajetória na Universidade rumo ao conhecimento. “Obrigado às famílias, aos professores e acadêmicos por apostarem nessa Universidade que é nossa, de fato: uma Universidade comunitária, de todos nós!”.

Bossa Nova

Abriu a programação – no Centro de Convivência – a UCS Orquestra com concerto do projeto Bossa Nova no RS. Os músicos, regidos pelo maestro Manfredo Schmiedt e acompanhados do solista Pedrinho Figueiredo, idealizador do projeto e especialista na música popular brasileira, apresentaram uma seleção de clássicos do gênero. O repertório incluiu Garota de Ipanema e Eu sei que vou te amar, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes – a última com coro da plateia. “Fazer música com esta Orquestra e este regente é fantástico”, afirmou Figueiredo, músico virtuose, destacando o prazer de fazer música dentro da uma universidade e desejando vida longa a esse exercício na UCS. Enquanto despertava emoções levando o público a reviver memórias por meio de obras de grande relevância para a música brasileira, o artista contava curiosidades sobre a história das composições.

Reggae e Rock

Do relaxamento promovido pelos acordes da Bossa Nova, o público seguiu para músicas e letras que pregam as boas vibrações. Teve muito reggae na programação: a partir da atração principal do Vem pra UCS, a banda Maskavo em show da turnê “Terra Multicor”, que moveu os fãs do gênero por meio de sucessos superentoados e dançados por quem aguardou até depois das 19h, enfrentou chuva e até mudança de temperatura para curtir; e a banda local CalmaMente. O agito do rock ficou por conta da caxiense Magnata Joe.

Quem chegava, a partir das 15h, na estrutura em frente ao Restaurante Universitário, era recebido pela discotecagem do DJ Andrei Matté, no que seguiu uma apresentação dos alunos do curso de graduação em Dança. No ambiente montado para o evento, professores e equipes da UCS compartilhavam informações sobre os cursos e possibilidades de formação acadêmica; e serviços de alimentação eram fornecidos a partir de food trucks.

O evento teve apoio master de Fundacred e Gocil Segurança e apoio cultural da Compacta Serviços Ambientais, In Front Mídia, OSF Construtora, Sul Service, Recanto dos Pinheiros Parque, Citroën e Os Construções e Reformas. A promoção foi da UCSFM.

Fer Machado

Diretor Artístico Rádio UCSfm

0:00
0:00