Estande da UCS na Festa da Uva de 2024 reúne tecnologia e inovação

Como já é tradição, a Universidade de Caxias do Sul marca presença na Festa Nacional da Uva. A festividade, que alcança sua 34ª edição, foi oficialmente inaugurada nesta quinta-feira, 15 de fevereiro, e se estende até 3 de março. Um dos maiores eventos comunitários do Brasil, a Festa da Uva deste ano celebra os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul e conta com diversas atrações artísticas, culturais e gastronômicas.

O estande da UCS está localizado junto ao Centro de Eventos dos Pavilhões da Festa da Uva. Lá, o público interage com inovações e tecnologias, como um exemplar produzido pela UCS da Esfera de Van de Graaff, equipamento de triboeletricidade (atrito entre si) em que a carga acumulada na cúpula é descarregada quando um objeto condutor é aproximado. Outra atração é a exposição de parte do acervo do projeto Bit Bus – Mergulhando no Mundo da Informática, com totens interativos compostos por peças de computador.
Os visitantes também podem saber mais sobre os cursos ofertados e a atuação da Universidade em pesquisa, inovação, ensino e extensão, com impacto no desenvolvimento das regiões em que está inserida.

Reitor participa da cerimônia de abertura e recepciona ministro

O reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, participou da solenidade de abertura da Festa da Uva, que contou com diversas autoridades na tarde de quinta-feira, dia 15. A recepção teve a presença da UCS Orquestra, que na cerimônia também executou o Hino Nacional. Após a abertura, o reitor recepcionou o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, no estande da Universidade, além de deputados federais e estaduais, o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, entre outras autoridades.

A rainha da 34ª Festa Nacional da Uva, Lizandra Chinali, e as princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho também passaram pelo estande da UCS. O trio é UCS Alumniegressas da Instituição: Lizandra Mello Chinali é graduada em Design (2023), Letícia de Carvalho em Direito (2020) e Eduarda Ruzzarin Menezes em Arquitetura e Urbanismo (2021).

Fotos: Bruno Zulian

0:00
0:00