Beto Scopel lança o EP “Beto e Seus Dubs”

Nos idos de 2020 em plena metamorfose do mundo com uma produção totalmente independente, nasce o EP “Beto e Seus Dubs” do músico caxiense Beto Scopel. Um EP de 5 músicas de Dub Reggae onde 2 músicas são inéditas e 3 versões de músicas já gravadas.

Beto produziu o EP no seu home estúdio onde fez os arranjos, gravou todos os instrumentos e também cantou, aliás essa é a segunda vez em que ele se aventura no canto, a primeira vez foi com duo CCOMA. Das regravações a música “A Paz” de João Donato e Gilberto Gil ganhou uma levada SKA (reggae mais rápido) onde dá essa ênfase de alegria e dançante que é pura tropicalidade jamaicana, ao contrário da versão original bem mais lenta e sucinta.

A segunda releitura do EP é de um clássico do gaúcho Bebeto Alves “Depois da Chuva” que por si só ocupa um destaque neste álbum pois o original também é um reggae e a letra tem um certo tipo de pessimismo, mas, porém, o que há de acontecer não vou morrer depois da chuva.

Fechando as releituras, “Barco do Amor” é uma música a priori gravada lá em 1983 pelo grupo Os Atuais e que traz um clima nostálgico quando muito pequeno Beto ia aos bailes com os pais onde tocava este tipo de música.

“Quando a revisitei percebi que tem muito de reggae na letra e na harmonia, enfim traduzi ela em reggae dub com muitos metais que obviamente é uma característica neste EP”. – disse.

Das inéditas as composições “Rasta na Cerração”, um reggae instrumental e “Americanos do Sul”, segundo o músico, uma homenagem a essa nossa terra onde somos tão promissores, mas, no entanto, tão explorados. Essa música é uma mistura de uma tríade reggae/funk/latino com recortes de falas de Eduardo Galeano e José Mujica.

Fer Machado

Diretor Artístico Rádio UCSfm

0:00
0:00