Foto por Gabriel Siqueira / Divulgação Doce Maravilha

Após sucesso de álbum, Marcelo D2 lança o filme “IBORU, que sejam ouvidas nossas súplicas”

Em Junho, Marcelo D2 lançou seu elogiado mais recente disco IBORU, que veio para celebrar as raízes do Samba no Rio de Janeiro e exaltar a história da cultura popular da cidade.

Agora, em parceria com a diretora e esposa Luiza Machado, D2 liberou no YouTube um curta-metragem fictício que convida o espectador a mergulhar na narrativa audiovisual de seu novo samba tradicional.

Parte integrante do projeto IBORU, inaugurado com o lançamento do álbum há dois meses, o filme mostra o que aconteceria se Clementina de JesusJoão da Baiana e Pixinguinha se encontrassem, 100 anos atrás, para discutir o futuro do samba.

Você faz ideia? Pois D2 tem uma bela suposição e trouxe ao público o registro em vídeo para honrar o passado, celebrar o presente e construir o que vem por aí.

Realizado pela produtora do casal, a PUPILA DILATADA, em conjunto com a Elemess, o curta foi escrito pelo integrante do Planet Hemp e propõe uma conversa imaginada por D2, João, Pixinguinha e Clementina na cozinha desta última.

No curta, Pixinguinha é vivido pelo ator Lucas Prado, enquanto Clementina é interpretada por Pamela Aguiar e João da Baiana é representado por Fernando Rubro.

A trama volta ao ano de 1923, apostando em uma liberdade poética que muito se confunde com o presente. Através de elementos estéticos, de linguagem e narrativa, a obra deixa claro que, embora um século tenha se passado, os desafios de hoje não são muito diferentes dos daquela época.

O filme, aliás, integra o multiverso criativo de D2, que reúne Samba, Rap, Cinema, Artes Plásticas, Dança, Ancestralidade e Fé em uma perspectiva ancestral que estimula o pensamento crítico.

Fonte TMDQA

Fer Machado

Diretor Artístico Rádio UCSfm

0:00
0:00