Grupo Ueba estreia espetáculo de rua Faísca D’Água

No ano em que completa 18 anos de estrada, o Grupo Ueba Produtos Notáveis lança mais uma peça inédita. “Faísca D’Água”, peça de rua que faz parte do projeto Folclore em Cena, estreia em duas exibições únicas e gratuitas neste sábado (19), às 17h, tendo no Parque Getúlio Vargas (Rua Dr. Montaury, bairro Exposição), em Caxias do Sul, e neste domingo (20), também às 17h, no Brique da Redenção (Parque Farroupilha, Av. José Bonifácio), em Porto Alegre. Em caso de chuva a estreia, em Caxias, ocorre no Centro Cultural Moinho da Cascata (Rua Luiz Covolan, 2820, bairro Santa Catarina) e, na capital, no dia 17 de abril.

+ Cinema de Verão 2022: confira programação desta terça (15)

A pré-estreia ocorre em quatro escolas públicas de Caxias do Sul, incluindo a Escola Municipal Especial de Ensino Médio Helen Keller, voltada para o atendimento de surdos e mudos. A dramaturgia foi construída a partir de pesquisas historiográficas realizadas por Jonas Piccoli, ator, escritor, dramaturgo, diretor e fundador do grupo, em parceria com o historiador Marcelo Caon. Esse é o 25º espetáculo do repertório do Ueba.

Faísca D’Água

Em um espetáculo cênico leve, lúdico e instigante, voltado a todas as faixas etárias, a peça de rua “Faísca D’Água” valoriza as lendas, os costumes e os saberes populares do Brasil – já que o projeto Folclore em Cena é focado no patrimônio imaterial do nosso povo. Com quatro atores em cena, a peça aborda a importância da preservação dos saberes e fazeres do povo brasileiro, da América Latina e da África, iniciando pelas tradições dos povos originários, a chegada dos europeus e dos africanos, até os atuais imigrantes.

+ 56ª Concurso Anual Literário de Caxias do Sul abre inscrições

O ponto de partida é o encontro de dois seres cheios de sabedoria: um representa a magnitude dos seres humanos e seus modos de cultivo, e o outro está ligado à terra, seus elementos, geografia, fauna e flora. O encontro desses personagens faz o público refletir sobre mitos, lendas, cultivos, partindo de suas origens e de como eles constroem a identidade de um povo a partir da diversidade. O espetáculo também visa sensibilizar sobre a importância de conhecer e entender as raízes do povo.

Peça de rua Faísca D´Água – projeto Folclore em Cena

Quando: 19 de março (sábado), às 17h, e 20 de março (domingo), às 17h
Onde: Parque Getúlio Vargas (Caxias do Sul) e Brique da Redenção (Porto Alegre)
Entrada gratuita

Foto: Fabiano Knopp

Central de Conteúdo UCSfm

0:00
0:00
Sair da versão mobile