Dave Ball, do Soft Cell, morre aos 66 anos em Londres

Dave Ball, tecladista e produtor do duo britânico Soft Cell, morreu aos 66 anos nesta quarta-feira (22), enquanto dormia em casa, em Londres. A informação foi confirmada por representantes do músico ao jornal The Guardian. A causa da morte não foi divulgada.

Marc Almond, parceiro de Ball no Soft Cell, contou que o amigo enfrentava problemas de saúde há algum tempo. Em uma homenagem, escreveu nas redes sociais:

“Ele era um gênio musical brilhante. Obrigado, Dave, por ser uma parte imensa da minha vida. Eu não estaria onde estou sem você.”

Nascido em 1959, em Chester, Dave Ball cresceu em Blackpool e desde cedo se encantou pela chamada “música de máquina”. Inspirado pelo Kraftwerk e pelo clássico “Autobahn”, encontrou em Almond o parceiro ideal para unir sintetizadores e emoção pop.

Soft Cell passou pelo Brasil no C6 Fest em 2024 | Foto: Divulgação

A dupla formou o Soft Cell em 1979 e conquistou o mundo com a versão de “Tainted Love”, sucesso que liderou as paradas em mais de 16 países e virou símbolo dos anos 1980.

Após a separação em 1984, Ball criou o grupo The Grid e colaborou com artistas como Kylie Minogue. O Soft Cell se reencontrou em 2000, lançando novos álbuns e se apresentando no Brasil no C6 Fest de 2024.

Douglas Barreto

Jornalista, especialista em Cinema e Linguagem Audiovisual, mestrando em Comunicação

0:00
0:00
Sair da versão mobile