UCS segue oferecendo testes para diagnóstico de Covid-19

A Universidade de Caxias do Sul, por meio do Instituto de Pesquisas em Saúde e a parceria do Centro de Saúde Digital e do Centro Clínico da UCS, segue disponibilizando o serviço de testes para diagnóstico de Covid-19. Sob acompanhamento do Instituto de Pesquisas em Saúde da UCS, especialistas na área de Virologia e Imunidade realizam testagem de amostras para verificar infecção pelo vírus ou, a partir da avaliação de anticorpos, para indicar se o organismo já esteve em contato com o novo coronavírus.

+ Kiko Loureiro lançará livro sobre negócios criativos; saiba mais

A solicitação pode ser feita por pessoas, de forma particular, por hospitais ou por operadoras dos Planos de Saúde conveniados com a Universidade para essa finalidade específica. A marcação do horário para a realização do teste deve ser feita pelo telefone e WhatsApp (54) 9 9909-0018.

RT-PCR – Teste padrão-ouro para diagnóstico de Covid-19

Tem como objetivo identificar a presença do vírus em secreção nasal ou orofaríngea. É indicado para pessoas com sintomas sugestivos de Covid-19 (tosse, falta de ar, febre, diarreia, dores musculares, coriza, dor de cabeça e/ou perda do olfato). Este teste não é indicado para pessoas assintomáticas.

  • Material de coleta: uso de cotonete para coleta de secreção do nariz e boca
  • Tempo para coleta: a partir de 48 horas do início dos sintomas
  • Tempo de demora dos exames: de 2 a 3 dias úteis
  • Preço para atendimento particular: R$ 250
Testes Sorológicos IgG/IgM – Detecção de anticorpos

Tem como objetivo identificar a presença de anticorpos de fase aguda (IgM) ou de contato prévio (IgG) com SARS-CoV-2. É indicado para pessoas que apresentem sintomas sugestivos de Covid-19 há mais de 7 dias, sem ter coletado exame prévio, ou que tenham resultado de RT-PCR negativo.

  • Material de coleta: retirada de 4 ml de sangue
  • Tempo para coleta: a partir de 7 dias do início dos sintomas
  • Tempo de demora dos exames: 2 dias úteis
  • Preço para atendimento particular: R$ 220
Coleta itinerante

Com um ônibus adaptado e equipado, também por meio da ida até o ambiente profissional, é oportunizada a coleta de amostras em pessoas para testes da Covid-19. O atendimento se estende aos municípios da região de abrangência da UCS. As amostras são examinadas no Centro Clínico, no campus-sede, sendo os resultados entregues ao contratante em 48 horas. Havendo necessidade de contraprova, são 72 horas. O contato também pode ser feito pelo telefone/whatsapp (54) 99909-0018. Empresas associadas contam com descontos a partir de convênios firmados com a Universidade. Mais informações aqui.

Central de Conteúdo UCSfm