UCS oferece serviço de teste e diagnóstico para Covid-19

A Universidade de Caxias do Sul disponibiliza o serviço de testes para diagnóstico de Covid-19, com a supervisão de especialistas na área de Virologia e Imunidade. Os laboratórios da UCS realizam o exame RT-PCR, considerado o teste padrão-ouro para diagnóstico de Covid-19, indicado a pessoas com sintomas sugestivos de Covid-19, como tosse, falta de ar, febre, diarreia, dores musculares, coriza, dor de cabeça e/ou perda do olfato. O material de análise, secreção do nariz e boca, é coletado com cotonete em pessoas que tiveram o início dos sintomas há 48 horas. O exame fica pronto em 2 dias úteis, e o custo é de R$ 170 ou conforme convênio.

+ Mj Rodriguez se torna 1ª mulher trans a vencer Globo de Ouro

Com uma estrutura de excelência na área da Saúde, estão reunidos na realização desse serviço o Instituto de Pesquisas em Saúde da UCS, o Laboratório de Microbiologia Clínica, o Centro Clínico e o Centro de Saúde Digital, garantindo agilidade na atuação com os casos suspeitos e confiança com relação aos casos diagnosticados. Os laboratórios responsáveis pelos exames têm a validação da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul e estão vinculados a um Programa de Qualidade e são reconhecidos pela Rede Metrológica RS, de acordo com a Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, com foco na melhoria contínua.

Devolutiva dos testes

Os resultados dos testes são encaminhados de maneira personalizada. O especialista fará uma correlação do resultado final com os sintomas e as doenças associadas do paciente. Os suspeitos ou com resultado de Covid-19 positivo serão encaminhados para o telemonitoramento pelo Centro de Saúde Digital da UCS. Importante – Todos os resultados obtidos para os ensaios de Covid-19 na UCS são encaminhados para a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde através dos sistemas informatizados e-SUS e Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAM).

Como acessar o serviço

De segunda a sexta-feira (exceto feriados), o serviço é realizado no Centro Clínico, localizado no Campus-Sede, em Caxias do Sul, (no prédio localizado na rótula principal de acesso ao Campus). Para fazer o exame, o paciente deve se apresentar com a sua máscara facial, munido de um Documento de Identificação Oficial com foto atualizada. A marcação do horário para a realização do teste deve ser feita, no horário de funcionamento do serviço, pelo Telefone e WhatsApp (54) 9 9909-0018. |  Foto: Claudia Velho

Central de Conteúdo UCSfm