UCS implantará laboratório de garantia de qualidade para jogos digitais

A Universidade de Caxias do Sul foi uma das duas contempladas no edital de chamada pública 02/2021, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado (SICT), para a implantação de um laboratório de referência para a realização de testes de garantia de qualidade de jogos eletrônicos. A partir do Programa GameRS, o governo estadual destinará 404 mil reais para o projeto em cada instituição de ensino superior selecionada (UCS e FEEVALE).

+ Pozenato é convidado do Órbita Literária na Feira do Livro

No Laboratório de Controle de Qualidade de Jogos Eletrônicos UCSLabQA, com previsão de instalação até o final do próximo semestre, no Bloco 71 do Campus-Sede, vários serviços vão ser ofertados, agrupados na forma de testes de funcionalidade, de interface, de compatibilidade, de carga e performance e testes de localização. São objetivos específicos do projeto: prestar serviços de consultoria de garantia de qualidade para empresas de jogos, focando nas áreas técnicas (jogo como sistema computacional) e de design (jogo como experiência); promover melhorias contínuas nos serviços prestados por meio da atividade de pesquisa e desenvolvimento de novos métodos de testagem de jogos, aproximando empresas e universidade; e criar oportunidade de iniciação profissional na área de testagem de jogos para jovens estudantes da área de tecnologia.

Formação na UCS

A UCS conta com cursos de graduação voltados para a formação de profissionais para a Indústria Criativa. Mais especificamente, possui os cursos de Tecnologia em Jogos Digitais e o Bacharelado em Criação Digital. Ambos preveem, durante a formação do egresso, o desenvolvimento de projetos de jogos para diversas plataformas, considerando aspectos de design, usabilidade e qualidade, sendo esses aspectos que permeiam as práticas diárias de sala de aula nos cursos. Os professores dos cursos estarão envolvidos nos serviços prestados no UCSLabQA. Além disso, a experiência da Universidade em projetos semelhantes já realizados também contou para o motivo da escolha da Universidade para sediar o Laboratório.

Central de Conteúdo UCSfm