UCS é uma das melhores fornecedoras da Petrobras

A capacidade de gerar inovação por meio da pesquisa científica, do desenvolvimento tecnológico e da inovação garantiu à Universidade de Caxias do Sul a distinção como uma das melhores fornecedoras da Petrobras. A estatal conferiu à UCS o prêmio ‘Melhores Fornecedores Petrobras’ na categoria especial ‘Destaques em Inovação, Pesquisa em Desenvolvimento’. Entregue em dezembro, a outorga é a culminância de uma série de parcerias com a empresa que se constituem em referência no posicionamento da UCS como uma das principais instituições de Ensino Superior do Brasil em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

+ Francisco, el Hombre regrava clássico Roda Viva; ouça

O projeto que viabilizou a premiação foi a pesquisa denominada ‘Otimização da geração de biogás usando a ferramenta de fluidodinâmica computacional (CFD)’, que trata da geração de biogás a partir da biodigestão da vinhaça, coordenada pelo prof. Dr. Lademir Luiz Beal. Segundo a justificativa da Petrobras na concessão do prêmio, a UCS “atendeu com excelência todas as demandas”. Entre os fatores destacados pela empresa estão “a enorme capacidade de articulação do coordenador na UCS, demonstrada pela integração com toda a cadeia de desenvolvimento e aplicação de Pesquisa e Desenvolvimento no país, consultores internacionais, empresas do mercado de tecnologia, e distribuidoras e comercializadoras de gás natural, o que culminou com a criação do Fórum Sulbrasileiro de Biogás e Biometano, que teve a 3ª edição em 2020”.

+ Almanaque da Música UCSfm | 07 de junho

A empresa também valorizou a rede de colaboração criada internamente na UCS, com a integração das equipes de pesquisa do Laboratório de Tecnologias Ambientais (LATAM), do Laboratório de Bioprocessos (LBIO) e do Laboratório de Diagnóstico Molecular (LDM). Esta atuação conjunta permitiu desenvolvimentos tecnológicos que potencializaram a geração de biogás e otimizaram recursos e processos, reduzindo custos e tempo de pesquisa.

O compromisso da instituição tornou-se um exemplo de dedicação e excelência na aplicação dos recursos de P&D com retorno de resultados para a Petrobras, para a UCS (infraestrutura e capacitação) e para o país (formação de profissionais)”, destaca a estatal.

Foto: Stéferson Faria

Central de Conteúdo UCSfm