UCS consolida protagonismo com a 2ª Feira Brasileira do Grafeno e reitor anuncia novidades para o litoral gaúcho em 2024

Começa em Caxias do Sul na próxima segunda-feira, dia 13, um evento que posiciona definitivamente o Brasil no mapa-múndi da inovação e da tecnologia, e consolida a Universidade de Caxias do Sul (UCS) como protagonista no ecossistema de desenvolvimento de nanomateriais derivados do grafeno. Trata-se da 2ª Feira Brasileira do Grafeno, que acolhe também o 1º Simpósio de Materiais Avançados e a 2ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação. Os eventos ocorrem até a terça-feira, dia 14, no Ginásio 1 da Vila Poliesportiva, no Campus-Sede da UCS, e são gratuitos, mediante inscrições.

A importância do evento realizado pela UCS, UCSGRAPHENE e ZEXTEC Nano, além de conectar profissionais e negócios e revolucionar a indústria mundial por meio do grafeno, justifica-se ainda pela presença das autoridades confirmadas na cerimônia de abertura, às 9h30min de segunda. Na entrevista ao programa Revista na UCSfm, o professor Gelson Leonardo Rech, reitor da UCS, confirmou a presença de diversas autoridades na abertura do evento e expressou agradecimento pelo apoio fundamental da deputada federal Denise Pessôa e do deputado estadual Neri, o Carteiro. Estarão no evento a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o governador do Estado, Eduardo Leite, o diretor presidente do Serviço Geológico do Brasil, Inácio Melo, o prefeito de Caxias, Adiló Didomenico, deputados federais e estaduais, entre outros representantes políticos e empresariais.

“A Feira Brasileira do Grafeno ocorre aqui porque nossa Universidade tem trajetória. São mais de 20 anos de pesquisa com base aplicada e desenvolvimento do grafeno, conectados com o setor produtivo. Nos tornamos um fator de atração para empresas que queiram desenvolver produtos com a base tecnológica do grafeno. A Instituição lidera uma discussão contemporânea, com protagonismo e forte senso comunitário, na medida que acolhe empresas e abre espaços para as forças da comunidade”, orgulha-se Gelson Leonardo Rech. “A Feira é uma oportunidade de atuar de forma colaborativa no desenvolvimento de produtos e soluções inovadoras em diversos setores e mercados, bem como na prestação de serviços tecnológicos inovadores”, complementa o reitor.

No mesmo dia da abertura da 2ª Feira Brasileira do Grafeno, o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, reúne-se com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, no Gabinete da Reitoria. Na ocasião, apresentará três projetos institucionais desenvolvidos pela Universidade relacionados à Terapia com Células Tronco, ao Laboratório de Zoonoses e ao Tratamento Térmico de Resíduos Sólidos Urbanos Resultando em Hidrogênio Verde.

Ainda durante entrevista ao UCSfm Revista, o reitor da UCS confirmou a instalação de um campus na cidade de Torres, no litoral gaúcho, para o ano de 2024. Este campus oferecerá cursos presenciais, cursos EaD, além do UCS Sênior e cursos de extensão.

Além do convite para a Feira do Grafeno e da divulgação da instalação do campus em Torres, também foram anunciadas negociações para que a Fundação Universidade de Caxias do Sul assuma a gestão do Hospital Nossa Senhora de Navegantes, em Torres.

Ouça a entrevista completa no link abaixo.

0:00
0:00
Sair da versão mobile