Twitter anuncia fim de propagandas políticas na plataforma

É… parece que o Twitter já está tomando decisões em relação às próximas eleições no mundo todo. Com 2020 prometendo ser um ano quente, já que Donald Trump vai tentar a reeleição nos Estados Unidos, os responsáveis pela rede social anunciaram que encerraram todas as propagandas políticas no mundo todo. Assim como em outras plataformas como Facebook e Instagram, o Twitter permite que mensagens sejam impulsionadas com investimento em dinheiro, e, até hoje, propagandas políticas eram permitidas, o que muda completamente de figura com a nova decisão.

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Tomamos a decisão de parar todos os anúncios políticos no Twitter em escala global. Acreditamos que o alcance de mensagens políticas deve ser conquistado e não comprado. Por que? Alguns motivo: uma mensagem política ganha alcance quando as pessoas decidem seguir uma conta ou retwittar. Pagar por alcance remove essa decisão, forçando mensagens políticas altamente otimizadas e com alvos certos nas pessoas. Nós acreditamos que essa decisão não deveria ser comprometida por dinheiro. Enquanto os anúncios de internet são extremamente poderosos e eficientes para anunciantes comerciais, esse poder traz riscos significativos à política, onde pode ser utilizado para influenciar votos que afetam as vidas de milhões de pessoas.

Anúncios políticos de internet apresentam novos desafios para o discurso cívico: otimizações de mensagens baseadas em processo de aprendizado de máquina e micro-alvos, informações errôneas sem checagem e deep fakes. Tudo crescendo cada vez mais, em grande escala. Esses desafios vão afetar TODA a comunicação da internet, não apenas anúncios políticos. É melhor colocar o foco dos nossos esforços na raiz dos problemas, sem o peso adicional e a complexidade que receber dinheiro traz. Tentar consertar os dois significar não consertar nenhum direito e isso mancha a nossa credibilidade. Por exemplo, não existe credibilidade quando dizemos: ‘Estamos trabalhando duro para fazer com que as pessoas parem de usar os nossos sistemas para espalhar notícias falsas, maaaas se alguém nos paga para alcançar certos alvos e forçar pessoas a ver seus anúncios políticos, então eles podem dizer o que querem!”, comentou o co-fundador e CEO do Twitter, Jack Dorsey.

Após o anúncio do Twitter, o mundo da publicidade está curioso para ver se outras ferramentas de mídias sociais irão tomar o mesmo rumo.

Fonte: TMDQA | Foto: Divulgação