Todas edições da Rolling Stone brasileira dos anos 70 estão disponíveis online de graça

Todas as raríssimas edições da Rolling Stone brasileira do início dos anos 70 estão agora disponíveis para consulta online.  As 36 edições publicadas foram digitalizadas pelo pesquisador Cristiano Grimaldi que publicou o acervo no site Pedra Rolante.

Vale lembrar que o número zero da revista foi distribuído de graça no Rio de Janeiro trazendo Gal Costa na capa e o destaque à música brasileira se manteve durante os 14 meses de vida da publicação. Jorge Ben, Baden Powell, Hermeto Pascoal, Tom Jobim, todos eles foram alvo das entrevistas e reportagens da revista que, infelizmente, durou pouco.

A Rolling Stone dos Estados Unidos cobrava royalties da versão brasileira que, por sua vez, não conseguia dar conta da dívida. Rapidamente, essa fatura foi aumentando até o ponto em que o veículo, que funcionava no Rio de Janeiro, não teve escolha a não ser fechar suas portas. Inclusive, os últimos três números da revista saíram sem autorização da sede dos EUA e com o subtítulo “PIRATA” escrito abaixo do logotipo.

Fonte: Noize