Theatro Municipal investe em conteúdo digital na pandemia

Com o objetivo de oferecer cultura durante esse período de isolamento social e pandemia, o Theatro Municipal inaugurou recentemente a iniciativa de disponibilizar conteúdo online. O Municipal Online chega como um esforço coletivo entre a equipe de direção artística do teatro, músicos, cantores e bailarinos que fazem parte dos corpos artísticos da casa, além de maestros. O conteúdo é disponibilizado em três séries distintas, em plataformas digitais separadas, cada um com a própria agenda. Confira o o que cada uma oferece:

+ Lollapalooza | Apurada denúncia sobre reembolsos

Reserva Municipal

Toda sexta-feira, às 20h, o canal do YouTube do Theatro Municipal compartilha gravações recentes ou antigas de espetáculos inteiros dos seguintes corpos artísticos: Orquestra Sinfônica Municipal, Coro Lírico, Coral Paulistano, Orquestra Experimental de Repertório, Quarteto de Cordas da Cidade e Balé da Cidade de São Paulo. Na última sexta (10) foi disponibilizada a gravação de A Sagração da Primavera, composta por Igor Stravinsky, apresentada em 2018 pelo Balé da Cidade de São Paulo.

Arte Presente

Nessa parte ficam as produções de arte contemporânea. Nas redes sociais do Theatro Municipal, é possível encontrar peças selecionadas pela equipe da direção artística da casa, como performances da Orquestra Sinfônica Municipal. Além disso, com a criação da tag da #ArteNaoPara, músicos, cantores e bailarinos podem divulgar performances espontâneas feitas de casa.

Municipal Para Todos

Engloba todos os conteúdos de caráter pedagógico e formativo, como aulas agendadas e cursos teóricos de ópera e música clássica. Um exemplo é o curso O Quarteto de Cordas, lecionado pelo violista Marcelo Jaffé, do Quarteto de Cordas da Cidade, no qual o músico aborda o contexto histórico de criação da formação quarteto. Além de cursos, também serão disponibilizadas gravações de redução para piano de concertos famosos, que poderão ser usados como material de estudo e desenvolvimento por músicos de todo o Brasil. O acesso a essas gravações é feito por meio de inscrição no site do Theatro Municipal.

Lado B do Municipal

Esse é um projeto feito no Instagram do Theatro Municiapal. Todas as segundas, às 18h, vai ao ar uma nova conversa com dois profissionais do complexo cultural que não sobem ao palco, mas que fazem de tudo nos bastidores para que a performance aconteça de maneira impecável. O Lado B Municipal apresenta curiosidades sobre o que acontece no dia a dia de trabalho e histórias marcantes de, por exemplo, figurinistas, técnicos de palco e também preciosidades guardadas no arquivo musical do Theatro Municipal. Para mais informações sobre todo esse conteúdo, acesse o site oficial do Theatro Municipal.

Fonte: Rolling Stone | Foto: Fabiana Stig