Surdolimpíadas de Verão 2021 | Criador do mascote é premiado

O criador da mascote da 24ª Surdolimpíadas de Verão, Ezequiel Becchi, de 17 anos, foi premiado pelo Comitê Plural de organização do evento na última quinta-feira (17). O jovem de Flores da Cunha, estudante da Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael, desenvolveu a mascote Quati, que vai ser o representante dos jogos que ocorrem em 2021, com a Universidade de Caxias do Sul como sede prioritária. Como premiação, além de um tablet, Ezequiel recebeu uma bolsa de estudos correspondente a 30% de desconto em algum dos cursos de graduação oferecidos pela UCS (exceto Medicina). Ele também vai ter acesso às cerimônias de abertura e de encerramento do evento, que ocorre entre 5 e 21 de dezembro de 2021.

+

A entrega foi feita pelo presidente executivo do Comitê Plural da Surdolimpíadas 2021, Emir José Alves da Silva, o vice-presidente do Comitê Internacional de Esportes para Surdos, Gustavo Perazzolo, o reitor da UCS, professor Evaldo Antonio Kuiava, e os executivos do evento Carlos Gabriel Gallina Bonone e Jaqueline de Vargas dos Reis Mognaga. O concurso era voltado a todos os alunos do Ensino Médio de escolas de Caxias do Sul, Farroupilha e Flores da Cunha (cidades que vão receber as modalidades esportivas) e também estudantes surdos de Ensino Médio de Bento Gonçalves, Vila Maria, Torres, Vacaria, Canela, São Sebastião do Caí, Nova Prata, Guaporé, Bom Princípio, Antônio Prado e São Marcos.

Quati

O desenho, criado à mão livre, deveria representar, em formato de boneco, a união de culturas pelo esporte. A mascote foi inspirada no quati-de-cauda-anelada, ambientado a diversos habitats, desde a Colômbia até o sul do Brasil, e considerado um animal com alta capacidade de adaptação. O chapéu que acompanha o desenho representa a cultura agrícola da região da Serra gaúcha, e é um símbolo dos produtores de uva. Já o lenço no pescoço faz referência à cultura gaúcha. Saiba mais.

Surdolimpíadas 2021

A 24ª Surdolimpíadas de Verão, realizada pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD), é a primeira edição em um país da América Latina. Os jogos internacionais terão a participação de mais de 100 países e 4 mil surdoatletas e equipes, para disputa em 21 modalidades esportivas. Evento multidesportivo mais antigo depois dos Jogos Olímpicos, as Surdolimpíadas de Verão ocorrem a cada quatro anos.

Central de Conteúdo UCSfm