Startup incubada na UCS é destaque em ranking do Sebrae-RS

MeEmpresta, startup incubada no ambiente de aceleração de negócios inovadores StartUCS, uma das dimensões da Agência de Inovação UCS iNOVA, foi apontada como uma das 35 jovens empresas que prometem fazer a diferença na retomada dos negócios neste ano. A distinção foi conquistada na categoria ‘Finanças’. A lista, elaborada para fomentar inovação e disseminar cases de sucesso pelo Sebrae em conjunto com o Instituto Caldeira, segmenta-se em verticais que impactam diretamente na economia do Estado: agronegócio (agrietchs), varejo (retailtechs), indústria (indtechs), saúde (healthtechs), educação (edtechs), finanças (fintechs) e alimentos (foodtechs).

+ Ex-One Direction, Zayn lança novo single; ouça ‘Vibez’

 A MeEmpresta adota uma abordagem diferente da tradicional no mercado financeiro ao prestar serviço P2P, que formaliza empréstimos entre pessoas. A intenção é facilitar o acesso ao microcrédito por quem dele necessite e permitir, também, os microinvestimentos de pessoas dispostas a contribuir. A intermediação da plataforma diminui burocracias e coloca em contato quem precisa de empréstimos com quem tem interesse e disponibilidade financeira para emprestar. Criada em 2017, está em estágio de aceleração e escalada do negócio no StartUCS.

+ Almanaque da Música UCSfm | 08 de janeiro

O levantamento, divulgado em 4 de janeiro, foi realizado a partir de uma análise do mercado de atuação destas empresas e considera startups já consolidadas e que estejam escalando o negócio, proporcionando soluções para problemas reais. O ranking tem o intuito de apontar as startups que contribuem para transformar determinados setores econômicos com potencial para aumentar o nível de inovação dos seus ecossistemas, tornando-os mais preparados para o futuro.

Empresa parceira também se destaca

Outra startup que se conecta à UCS integra a lista, na categoria ‘Indústria’. É a parceira em pesquisa e desenvolvimento de projetos Mantoflex Indústria de Plásticos, dedicada à síntese de poliuretano termoplástico (TPU). Atualmente, uma pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais da Universidade é realizada na empresa com o apoio do CNPq. O projeto, que tem o intuito de aproximar a pesquisa acadêmica da resolução de problemas empresariais, volta-se ao desenvolvimento de compósitos híbridos (fibras de carbono e grafeno) de poliuretano termoplásticos com propriedades térmicas e tribológicas otimizadas.

Sebrae e Instituto Caldeira

O Sebrae RS – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos. O Instituto Caldeira, instituição sem fins lucrativos, busca conectar empresas e startups para estimular o ecossistema de inovação do RS.

Central de Conteúdo UCSfm