StartUCS | Inscrições para 6ª edição abrem em 3 de março

De 3 de março a 4 de abril estão abertas as inscrições para a sexta edição do StartUCS, programa gratuito de modelagem e estruturação de negócios inovadores (startups) mantido pelo Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul, o TecnoUCS. O processo seletivo disponibiliza até 15 vagas para projetos intensivos em tecnologia e/ou impacto social que aportem razoável grau de inovação. Cada projeto deve ter no mínimo dois e no máximo quatro integrantes, entre alunos de graduação ou de pós-graduação da UCS, professores, funcionários e egressos da graduação da Universidade.

Como funciona

Para se habilitar ao StartUCS, as ideias de negócios devem se basear em propostas inovadoras de base tecnológica, apresentando soluções nas áreas da educação, de entretenimento, de finanças, governamental, de meio ambiente, da saúde, social, de tecnologia da informação ou outra afim. O projeto será desenvolvido ao longo de 20 encontros semanais, de três horas cada, com orientação de mentores da Universidade e do mercado, nas áreas de tecnologia, negócios, investimentos, contabilidade, finanças, jurídica e psicológica. Os participantes também podem fazer uso da estrutura de laboratórios, informática, informáticae coworking da UCS para aperfeiçoamento de seu produto, processo ou serviço. Ao mesmo tempo, o programa prevê que os projetos sejam testados em interações diretas com o mercado, nas relações com potenciais clientes, fornecedores e parceiros, o que vai modelando o empreendimento. Ao final do cronograma, os negócios são apresentados em um pitch-day, sendo explanados no tempo de 3 a 5 minutos a potenciais investidores.

Inserção no mercado

A ideia é que, até o encerramento do processo, os novos negócios estejam prontos para ingresso em um processo de aceleração de startups, mantido pelo TecnoUCS e pela aceleradora Ventiur, ou para ingresso no mercado como empresas sustentáveis e competitivas – nas cinco primeiras edições, dos 39 projetos concluídos, 20 tornaram-se empreendimentos estabelecidos. Tanto os negócios que obtiverem financiamento quanto os que seguirem em busca de parcerias têm, ainda, a possibilidade de incubação no Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação, que disponibiliza espaço físico, infraestrutura, secretaria, endereço para CNPJ e busca de fomento para empresas iniciantes. Mais informações no site, pelo e-mail [email protected] ou fone (54) 3218-2034.

Central de Conteúdo UCSfm