Nova Reitoria da UCS assume nesta segunda-feira (2)

A nova gestão da Reitoria da Universidade de Caxias do Sul vai ser empossada na próxima segunda-feira (2). A cerimônia de posse ocorre no UCS Teatro, no Campus-Sede, a partir das 18h. Os professores Gelson Leonardo Rech e Asdrubal Falavigna assumem os cargos de reitor e vice-reitor da UCS, respectivamente, para o mandato 2022-2026. Eles substituem o reitor Evaldo Antonio Kuiava e o vice-reitor Odacir Deonisio Graciolli (2014-2022). A solenidade terá transmissão on-line.

+ La Casa de Papel: Coreia ganha data e 1º teaser; veja

Gelson Leonardo Rech – Reitor 

É professor Doutor da Universidade de Caxias do Sul desde 2003. Atualmente, integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação em Educação na UCS. Na Universidade, atuou na Chefia de Gabinete da Reitoria. Na Fundação, já atuou na gestão do Hospital Geral de Caxias do Sul, de 1997 a 2005; e como diretor-executivo da FUCS, de agosto de 2019 a novembro de 2021. De 2011 a 2014, trabalhou como membro técnico da Comissão de Qualificação dos Cursos de Graduação da UCS.

Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, é especialista em Administração Estratégica de Serviços pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) com curso de aperfeiçoamento em Gestão Hospitalar. É mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Entre as áreas de investigação acadêmica, estão Filosofia da Educação, História da Educação, com olhar sobre a imigração italiana, a educação étnica e acervos, e Epistemologia.

Asdrubal Falavigna – Vice-Reitor

É professor Doutor do curso de Medicina da Universidade de Caxias do Sul. Atualmente, é diretor da Área do Conhecimento de Ciências da Vida. Na UCS, já atuou como coordenador da graduação em Medicina, de 2008 a 2016, e como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.

Graduado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989), cursou Neurologia no Serviço de Neurologia da PUCRS, como pré-requisito em Neurocirurgia. Tem especialização em Neurocirurgia, na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre – Hospital São José. Manteve associação com a Columbia University; Presbyterian Hospital – Nova Iorque, no ano de 1995 e 1996. Mestre em Medicina (Neurocirurgia), pela Universidade Federal de São Paulo , é doutor em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo. Coordena a Liga Acadêmica Multidisciplinar de Neurologia-Neurocirurgia desde 2004. Entre as áreas de atuação e investigação acadêmica estão Ciências da Saúde, Medicina, Neurologia, Neurocirurgia e Anatomia Humana.

Foto: Claudia Velho

Central de Conteúdo UCSfm