Rolling Stones apoiam campanha para melhores receitas de streaming

Os Rolling Stones se juntaram à campanha #BrokenRecord, encabeçada pelo músico Tom Gray, da banda Gomez, que está exigindo uma mudança na forma como os negócios entre artistas e serviços de streaming são feitos. Em abril, mais de 150 artistas, incluindo Paul McCartney, Kate Bush, Damon Albarn, Chris Martin e Noel Gallagher, assinaram uma carta aberta ao primeiro-ministro Boris Johnson pedindo ajuda para reformar as normas do streaming. Segundo o jornal The Times, a iniciativa foi malsucedida, porque recebeu uma “resposta não comprometida” de um secretário do departamento de negócios do governo britânico.

+

Nesta segunda-feira (7), uma nova carta foi encaminhada ao primeiro-ministro. Além dos Stones, a campanha conta com o apoio de músicos como Van Morrison, Tom Jones, Barry Gibb dos Bee Gees, Jarvis Cocker do Pulp, bem como a família de Joe Strummer, falecido vocalista do The Clash, na esperança de que o negócio do streaming seja regulamentado de forma mais justa.

Por muito tempo, plataformas de streaming, gravadoras e outros gigantes da internet exploraram artistas e criadores sem recompensá-los de forma justa, diz a carta. Devemos colocar o valor da música de volta onde ela pertence – nas mãos dos criadores de música”, diz o manifesto.

O texto pede ainda garantias de que a indústria musical faça parte da agenda de medidas da recuperação econômica no pós-pandemia.

Fonte: Rádio Rock | Foto: Divulgação