Radialista e músico Guto Agostini morre aos 61 anos, em Caxias do Sul
Morreu nesta quinta-feira, 19, o professor, músico e radialista Guto Agostini aos 61 anos. A informação foi confirmada pela sua esposa Márcia Andréia Padilha em uma rede social. Agostinho Luís Agostini conhecido como Guto nasceu em Lajeado no dia 22 de agosto de 1963. Em seu site onde divulgava seu trabalho, contou que a música entrou na sua vida por herança de seus pais recebendo influencias de canções típicas alemães e italianas. Depois por Beatles e pelas manifestações culturais do Rio Grande do Sul no fim da década de 1960.
Agostini iniciou no rádio com 21 anos na Rádio Tropical de Lajeado. Em 1989 fez parte da Rádio Gazeta de Santa Cruz do Sul e também atuou na Rádio Stúdio FM. Na UCSfm, Guto foi comunicador e coordenador de programação.
“A saída da Studio foi traumática e talvez por isso levei 4 anos até me recuperar do golpe. Mas valeu a pena, pois ingressar na UCS 106,5 FM, em 2004, e fazer parte da equipe foi também uma experiência muito legal. Uma rádio com critérios “educativos” sempre será diferente, muito embora esse adjetivo possa ser subjetivo, com o perdão do eco. Em 2010, em função de exigências contratuais de outra área profissional, obriguei-me a abandonar a carreira. Digo abandonar porque creio que seja impossível encerrar tranquilamente uma atividade tão prazerosa quanto a de ser radialista.”
“Recebo com muita tristeza essa notícia. O Guto era um grande amigo e um profissional dos mais capacitados que conheci no meio rádio. Extremamente educado, criativo, inquieto e um profundo conhecedor do mundo musical. Ficam as lembranças dos momentos sempre agradáveis ao seu lado.” Sandro Padilha, diretor da UCSfm.
Em Caxias do Sul se graduou em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e após alcançou o mestrado em Literatura e Cultura Regional.
Iniciou o magistério em 1999 atuando em diversas escolas. EM 2010 ingressou através de concurso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Ifrs). Em Farroupilha ele ainda atuava no instituto e também passou pelo Colégio Mutirão quando era junto ao Colégio Nossa Senhora de Lourdes. Na música lançou diversos discos como Maçanilha e o Fim de Ciclo.
“O Guto foi uma espécie de irmão mais velho quando cheguei em Caxias em 1996 para trabalhar na Studio 93. Antes disso, em Porto Alegre, fui colega de pré-vestibular do Marcelo, irmão dele, que me falava do Guto locutor de rádio em Caxias. Nem imaginava que um dia estaria ali dividindo o microfone e histórias no rádio. O tempo passou e várias coisas aconteceram e um dia, quando cheguei na UCSfm me tornei o apresentador do “Via Expressa” programa apresentado por ele. Mantive o programa no ar como forma de respeito aos que já haviam passado por ali. Hoje o “Via” é um dos programas de maior audiência na grade da UCSfm e está de luto. Guto Agostini, motivo de prazer e satisfação ter estado contigo! Siga em Paz!” Fernando Machado, diretor artístico da UCSfm.