Projeto ‘Cultura Hip Hop nas Escolas’ será digital

Na batida dos tempos de pandemia, o Projeto Cultura Hip Hop nas Escolas também virou digital. Concebido inicialmente para ser realizado de forma presencial em escolas caxienses, a ideia está sendo executada com o uso do Google Class Room. Neste novo ambiente, o projeto também promove a inclusão digital e prevê a produção de cinco músicas compostas pelos estudantes em parceria com o rapper Chiquinho Divilas e produzidas por Luciano Balen, que já foi vencedor do Prêmio da Música Brasileira na categoria Música Eletrônica.

+ 7º CineSerra ocorre até 21 de novembro

Neste novo formato, o Cultura Hip Hop nas Escolas vai atender estudantes dos sextos aos nono anos do ensino fundamental e estudantes do ensino médio de cinco estabelecimentos de ensino. A dinâmica do formato digital inclui aulas e tarefas realizadas pelos alunos, interação com os professores, ações e tarefas complementares. Tudo de forma virtual. Originalmente eram previstos shows, oficinas e palestras presenciais, mas por causa da pandemia estas estratégias foram revistas. Estes materiais pedagógicos são hospedados em site próprio, podendo ser consultados pelos alunos e professores de forma recorrente.

Cultura Hip Hop nas Escolas

Concebido pelo rapper Chiquinho Divilas e com produção de Luciano Balen, o projeto começou em 2018 buscando promover o pensamento crítico entre os estudantes, mostrando a eles a necessidade de uma participação responsável na sociedade. Além disso, a ideia é integrar os alunos e a comunidade escolar, pensando também em outras alternativas pedagógicas possibilitadas por temas e abordagens que incluam a Cultura Hip Hip como estratégia de ensino e aprendizagem.

+ ‘Cultura Hip Hop nas Escolas’ vence Prêmio Brasil Criativo

Pela relevância cidadã e criatividade, em 2019 o projeto conquistou o Prêmio Brasil Criativo e Prêmio Educação, do Sinpro RS. Durante seus dois primeiros anos de existência, o Cultura Hip Hop nas Escolas percorreu 14 escolas, atendeu mais de 5 mil estudantes da rede pública de Caxias do Sul, com palestras e oficinas sobre os cinco elementos da Cultura Hip Hop – DJ, MC, Break, Graffiti e Conhecimento.

Central de Conteúdo UCSfm