Plantão do Rock UCSfm | Sonzera animal

Julho é o mês do Rock’n Roll na UCSfm e, durante o período que celebra o estilo musical mais cultuado no mundo, nós vamos te contar histórias, fatos e curiosidades do mundo do Rock:

Os Beach Boys foram o maior nome da surf music. Canções como Surf in’ U.S.A., I Get Around e California Girls eram o retrato de um mundo idílico de prazeres, repleto de sol, praia, carros velozes e romance. No entanto, depois do sucesso inicial, a banda quis ir além do território explorado. Para completar, no final de 1964, o líder e compositor Brian Wilson sofreu um ataque nervoso e parou de excursionar. Apesar de recém-casado, Wilson passou a escrever sobre solidão, carência e ansiedade. Em maio de 1966, tudo o que ele sentia convergiu em Pet Sounds, um álbum sofisticado e conceitual.

Foi uma autêntica revolução: Wilson usou os melhores músicos de estúdio de Los Angeles, conhecidos como The Wrecking Crew, e criou um som intrincado, cheio de detalhes e quase sinfônico. No estúdio, ele se tornou parceiro de composição de Tony Asher, cujas letras sensíveis e introspectivas resvalavam no difícil momento em que a adolescência fica para trás e é preciso encarar os conflitos da vida adulta. Canções como God Only Knows, Wouldn’t It Be Nice e Here Today tocaram fundo na alma de jovens que, além de sofrer por amor, não sabiam que rumo tomar na vida.

A temática e o acabamento de Pet Sounds influenciaram toda uma geração de músicos dos anos 1960, incluindo os Beatles, que se inspiraram nele para criar o também revolucionário Revolver (1966). Nos meses que se seguiram à chegada do disco, Brian Wilson se firmou como a maior mente da música pop, criando o single Good Vibrations, um marco psicodélico que ele próprio chamou de “pequena sinfonia para Deus”.

Central de Conteúdo UCSfm