Pianista toca para refugiados da Ucrânia na fronteira da Polônia

Em meio ao conflito entre Rússia e Ucrânia, um pianista teve uma atitude inspiradora. Davide Martello decidiu ir até Medyka, onde está a principal fronteira entre a Ucrânia e a Polônia, para recepcionar os refugiados ucranianos e tentar aliviar o clima tenso do local que está servindo como um amplo posto de ajuda para aqueles que estão deixando o país. Para que isso fosse possível, o músico colocou o gato no carro, pegou o piano de cauda, que foi adaptado para que ele pudesse transportá-lo com facilidade, e começou uma longa viagem de 15 horas desde a casa dele, na Alemanha.

+ Almanaque da Música UCSfm | 07 de abril

Enquanto voluntários distribuíam chá, comida, roupas e produtos de higiene pessoal, Davide Martello oferecia música. Com um repertório de canções suaves, incluindo “Let It Be” dos Beatles e “Hallelujah” de Leonard Cohen, as pessoas se reúnem ao redor do pianista para ouvirem ele tocar.

As pessoas que chegam precisam de comida, precisam de roupas. Nós, pessoas, somos basicamente feitos de emoções. Somos pensadores. Se pensarmos apenas negativo, isso nos afeta. Nossa saúde, qualquer outra coisa. Precisamos permanecer positivos. Precisamos tentar pensar positivo”, comentou Martello.

O músico disse que ainda não tem planos de partir e expressou o desejo de que tivessem mais músicos no posto para ajudá-lo nessa missão de espalhar positividade. Segundo as Nações Unidas, mais de 3 milhões de pessoas deixaram a Ucrânia desde o início da invasão comandada pelo presidente russo Vladimir Putin. No início desta semana, cerca de 2 milhões de pessoas haviam entrado na Polônia.

Fonte: TMDQA | Foto: Yara Nardi

0:00
0:00