Pelo 3º ano seguido, UCS está na lista das Melhores da América Latina

Pelo terceiro ano consecutivo, a Universidade de Caxias do Sul foi inserida na lista das melhores universidades da América Latina, conforme levantamento divulgado nesta quarta, dia 14. O ranking é elaborado pela revista britânica Times Higher Education (THE), a mais prestigiada publicação sobre Ensino Superior em todo o mundo, que anualmente produz diversos rankings de avaliação das instituições de ensino em níveis continental e mundial. Desta vez, foram incluídas na classificação 177 universidades latino-americanas (a avaliação abrangeu mais instituições), de 13 países. O Brasil é o país com o maior número de classificadas – um total de 67, sendo 52 públicas e 15 privadas/comunitárias. Desse montante, oito são gaúchas (quatro públicas e quatro comunitárias/privadas, entre as quais a UCS, posicionada na faixa 126-150).

+ Disney+ anuncia documentário sobre Luke Skywalker

As classificações do THE são efetuadas a partir da pontuação de 13 indicadores de desempenho, agrupados em cinco áreas:

– Ensino: avaliação do ambiente de aprendizagem.
– Pesquisa: análise do volume, investimentos e reputação da pesquisa científica.
– Citações: medição da influência das pesquisas no ambiente acadêmico.
– Perspectiva internacional: mobilidade de docentes, estudantes e pesquisas.
– Transferência de conhecimento: inserção no mercado por meio da geração de receitas resultante da transferência de tecnologias produzidas na universidade.

Destaque nacional e internacional

Os avanços em ensino, pesquisa, inovação, empreendedorismo e internacionalização têm colocado a Universidade de Caxias do Sul em posições de destaque nas avaliações da THE desde 2019. Nos últimos levantamentos, a UCS consta nas seguintes listas:

– Melhores Universidades da América Latina: em 2019, 2020 e 2021.
– Melhores Universidades do Mundo: em 2019 e 2020 (dois últimos rankings publicados).
– Melhores Universidades de Países de Economia Emergente: em 2020 e 2021.
– The Golden Age Ranking: em 2020, a UCS foi classificada entre as 308 melhores universidades do mundo entre 50 e 80 anos de existência.

Além do THE, a UCS está classificada como a universidade mais inovadora do Brasil entre as comunitárias e privadas, pelo Ranking Universitário Folha, e entre as 20 mais empreendedoras do país, pela avaliação da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), consolidando-se como referência em pesquisa, empreendedorismo e inovação no cenário acadêmico brasileiro.

Foto: Adroaldo de Souza Pinto

Central de Conteúdo UCSfm