Maior felino do zoológico da UCS passa por check-up

O exemplar da espécie Puma Concolor que vive no Jardim Zoológico da Universidade de Caxias do Sul (JAZO) foi submetido a exames de sangue e de imagem nesta segunda-feira (12). Por ser um animal de idade avançada (17 anos), e com aproximadamente 48 quilos (ele divide o posto de maior animal do Zoo com a ema), os veterinários decidiram realizar os procedimentos na jaula, com o mínimo possível de estresse. Check-ups são rotina na dinâmica do zoológico – nesse caso, os exames também foram importantes pela idade do animal e por estar apresentando problemas nas articulações.

+ Bridgerton é renovada para 3ª e 4ª temporadas na Netflix

Tudo foi feito com muita calma, respeitando o espaço e as necessidades do animal. O objetivo era mantê-lo sedado pelo menor tempo possível, para uma recuperação rápida e tranquila. Desde 2003, quando foi resgatado pela polícia ambiental de Vacaria, o puma reside no Zoológico da UCS. Quando chegou, estava domesticado e por esse motivo não pôde voltar para seu habitat.

+ Almanaque da Música UCSfm | 13 de abril

Na natureza, esses animais passam de um a dois anos sendo treinados pelos pais, aprendendo a caçar e se defender durante a vida. No Zoo da UCS, o felino recebe tratamento dedicado e qualificado, com alimentação balanceada que consiste em carne de gado, porco, frango e suplementos alimentares. Durante a realização dos exames, o animal foi tratado com todos os cuidados necessários, sendo exposto ao mínimo possível de mudanças da rotina.

Jardim Zoológico

Inaugurado em 1997, o Jardim Zoológico da Universidade ocupa uma área de 20 mil m² e abriga aproximadamente 80 animais de 36 espécies diferentes, entre répteis, aves e mamíferos. O Zoo da UCS funciona como centro de recuperação e abrigo de animais silvestres apreendidos em cativeiro ilegal ou encontrados debilitados, feridos ou órfãos. Após receberem cuidados especiais e alimentação adequada, os animais podem permanecer, ser encaminhados para criadouros legalizados ou reintegrados à natureza.

Central de Conteúdo UCSfm