Leãozinho do Bem reforça pedido para destinação do IR

Fazer a declaração do Imposto de Renda vai além de uma obrigação fiscal – pode se traduzir, também, na oportunidade para colaborar ativamente na transformação da vida de centenas de crianças e idosos. Esse é um recado que o projeto Leãozinho do Bem reforça. Uma parcela do imposto devido ao governo pode ser revertida para fundos sociais geridos por grupos como o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e o Conselho Municipal do Idoso (Comui). Essa é uma condição, neste momento, disponível para pessoas físicas que realizam a declaração através do modelo completo, com possibilidade de destinar 3% do IR devido (para cada fundo). O processo para destinar é simples e pode ser feito em casa. Para isso, é preciso entrar no site da Receita Federal, acessar o menu “Meu Imposto de Renda” e baixar o programa para declarar.

+ Príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth, morre aos 99 anos

Ao preencher as informações, é preciso ir em Doações Diretamente na Declaração – ECA e clicar no botão Novo para escolher o fundo – que podem ser o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Bento Gonçalves (Fumdica) e o Fundo Municipal do Idoso. O próprio programa vai fazer o cálculo do valor a ser destinado. Depois, basta confirmar o valor, emitir o DARF no próprio sistema e recolher até a data limite (o contribuinte deve ficar atento ao prazo final para cumprir a obrigação com a Receita Federal, originalmente prevista para 30 de abril, mas com possibilidade de prorrogação, neste ano, para 30 de junho, conforme projeto que tramita no Governo).

Leãozinho do Bem

Idealizado pela Apescont-BG, o Leãozinho do Bem conta com apoio do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) para incentivar e fomentar a importância da destinação do Imposto de Renda para os fundos sociais Fundo do Idoso e da Criança e Adolescente. Segundo cálculos da Apescont, Bento Gonçalves teria condições de gerar quase R$ 4 milhões em contribuição aos fundos municipais.

Central de Conteúdo UCSfm