Janis Joplin | Nova biografia traz aspectos pouco explorados da vida da cantora

Acaba de chegar às livrarias americanas Janis: Her Life and Music, novo livro que aborda a curta vida de Janis Joplin, assinado pela escritora especializada em rock and roll Holly George-Warren. Ela narra a história da cantora, desde a infância em Port Arthur, a mudança para cantar música folclórica na grande Austin, além das performances antológicas nos festivais de Monterey e Woodstock. No entanto, o livro mergulha em aspectos da vida de Janis que foram pouco explorados, como as fontes do talento musical e o estresse que a levou às drogas.

Janis herdou a bela voz de sua mãe e era um talento natural. Tinha um soprano tradicional e bonito, e ela podia cantar e tocar atingindo todas as notas”, explicou Holly George-Warren numa entrevista reproduzida pela NPR.

A escritora teve acesso a arquivos pessoais e de amigos da cantora para construir um retrato verdadeiro dessa artista notável, que fez da música a saída para todos os seus problemas de adolescente.

+ Rolling Stones | Novo documentário de Ronnie Wood traz retrato íntimo do guitarrista

Ela começou a perceber que não precisava parecer uma garotinha branca do Texas cantando no coral. Entendeu que podia expressar todo esse sentimento deprimido que estava se formando dentro dela. Poderia ser diferente, poderia ser única, especial”, comentou.

Ainda conforme Holly George-Warren, a música fez muito bem para a jovem Janis, mas a partir do sucesso com o grupo Big Brother and the Holding Company ela mergulhou muito fundo nas drogas.

Quando você faz um show e se conecta com muitas pessoas, tem essa experiência de pico… sua adrenalina está bombeando, seu coração está batendo. E então, o show acaba… e é quase como depressão pós-parto, noite após noite. Juntamente com isso, ela tinha um certo grau de timidez e um medo de subir no palco. Eu também acho que muitos músicos usam [drogas e bebida] como muleta, uma maneira de derrubar suas inibições. E Janis queria não ter inibições no palco”, analisou a escritora.

Fonte: Rádio Rock | Foto: Divulgação