Hospital Geral passa a contar com 2º Acelerador Linear

Na última quarta-feira (15) ocorreu no Hospital Geral a entrega oficial do novo Acelerador Linear Clinac CX. O hospital recebeu o equipamento em março e desde lá vinham sendo realizados diversos testes para que ele pudesse ser aprovado e utilizado. Ainda nesta semana ele vai ser colocado em uso na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON). O equipamento foi adquirido por meio do Plano de Expansão em Radioterapia no SUS, o PER-SUS, um projeto do Ministério da Saúde com o objetivo de expandir, atualizar e aprimorar a prestação do serviço de radioterapia do Hospital Geral.

+ Gene Simmons está construindo museu do Kiss em Las Vegas

No serviço de radioterapia da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do HG, os equipamentos são de alta complexidade, por isso, o prédio conta com estrutura física específica. O aparelho foi instalado em uma sala com paredes de concreto de alta densidade. O Acelerador Linear é um equipamento de alta tecnologia desenvolvido para emitir a radiação utilizada em diversos tratamentos para combater o câncer. O aparelho vai ser utilizado no setor de radioterapia. O atendimento, no primeiro andar da Unidade, vai ser realizado por uma equipe formada por 11 técnicos de radioterapia, quatro médicos rádio-oncologistas, um oncologista clínico, três físicos-médicos, duas enfermeiras, dois técnicos de enfermagem e quatro recepcionistas.

Hospital Geral

O HG é referência para mais de um 1,2 milhão de habitantes dos 49 municípios da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde. Oferece assistência em saúde em diferentes especialidades e serviços, tais como: diagnóstico e terapia, urgência e emergência, procedimentos cirúrgicos, internações, serviços de UTI, cirurgias cardíacas, atendimento a gestantes de alto risco, captação e transplante de córneas, entre outros. Também conta com uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), que oferece serviços de oncologia e hematologia adulto e pediátrico, cirurgia oncológica e radioterapia. Além disso, funciona como hospital de ensino para estudantes da área das Ciências da Vida da UCS e médicos em especialização.

Central de Conteúdo UCSfm