Hits dos anos 1980 reduzem a ansiedade, diz pesquisa

Um novo estudo descobriu que a música pop dos anos 1980 é a mais relaxante para as pessoas que buscam regular a saúde a partir da música. A pesquisa, conduzida na Turquia pela Vera Clinic, especializada em transplantes cosméticos, apontou que sons dos anos 1980 como Duran Duran, Wham! e Pet Shop Boys são os melhores para reduzir a pressão arterial, devido à “nostalgia positiva”. Para o estudo, a clínica analisou o comportamento de 1.540 voluntários entre 18 e 65 anos com uma playlist do Spotify com faixas de Jazz, R&B, techno, pop, heavy metal, entre outros gêneros. Os pesquisadores acompanharam a frequência cardíaca e o nível de pressão arterial dos participantes.

+ Izael Caldeira, do Demônios da Garoa, morre de Covid-19

Os resultados mostraram que ao ouvir o pop dos anos 80, 36% dos participantes tiveram redução da pressão arterial, diminuindo a ansiedade, contra 18% dos que ouviram heavy metal e 15% dos ouvintes de pop contemporâneo.

Os resultados podem parecer surpreendentes num primeiro momento, mas fazem muito sentido do ponto de vista médico. Hits dos anos 80 parecem para muitas pessoas trazer com eles uma nostalgia positiva e a sua sonoridade festiva ajuda a induzir a liberação de endorfinas e serotonina no cérebro, tanto aumentando os sentimentos de felicidade e calma. Músicas raivosas como o metal, entretanto, podem ajudar os ouvintes a processar seus sentimentos e, como resultado, levar a um maior bem-estar”, disse o diretor da Vera Clinic, Ömer Avlanmış.

Fonte: Rádio Rock | Foto: Divulgação