Gilberto Gil assume cadeira na Academia Brasileira de Letras

O músico baiano e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil assumiu, em cerimônia realizada na noite desta sexta-feira (8), a cadeira de número 20 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Gil foi eleito para a posição em 2021, com maioria absoluta de votos (21, no total).

+ Almanaque da Música UCSfm | 11 de abril

Há uma guerra em prol da desrazão e do conflito ideológico nas redes sociais da internet, e a questão merece a atenção de nossos educadores e homens públicos. A ABL tem muito a contribuir nisso”, disse Gil no discurso de posse.

Em novembro do ano passado, quando foi eleito imortal da ABL, Gil acompanhou a votação em casa, visto que uma norma da organização proíbe que candidatos elegíveis participem da sessão. Junto ao cantor e compositor, também concorreram o poeta Salgado Maranhão e o crítico literário Ricardo Daunt. Gilberto Gil tem uma discografia com mais de 50 álbuns. Ao todo, ele também possui dois Grammy Awards e dois Grammy Latino. Em 2001, o cantor e compositor também foi nomeado embaixador da ONU para agricultura e alimentação. Gilberto Gil também assumiu o posto de ministro da Cultura do Brasil, entre 2003 e 2008.

Fonte: Omelete | Foto: Divulgação

0:00
0:00