Festival de Cinema de Gramado terá prêmio para gaúchos

Foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul o Prêmio Sedac/Iecine de Longas-Metragens Gaúchos. A premiaçõ é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), em parceria com a GramadoTur, e busca destacar o papel histórico do Festival de Cinema de Gramado e a importância das produções gaúchas que têm no evento uma importante janela de exibição. O Prêmio busca, em diversas categorias, valorizar o audiovisual realizado no RS, em meio a um momento de grande dificuldade no setor em todo o país. Por meio da visibilidade do Festival de Cinema de Gramado, o Prêmio coloca em destaque um cinema regional que vem em constante desenvolvimento ao longo dos últimos anos e procura, mesmo em meio às dificuldades, manter-se em evidência no cenário nacional e latino-americano.

+ Ney Matogrosso ganhará cinebiografia

Além de destacar os talentos da safra anual de audiovisual, premiando as obras exibidas na programação da Mostra Gaúcha de Longas-Metragens do Festival, a iniciativa valoriza, também, o olhar curatorial e artístico da Associação de Críticos de Cinema do RS, que assume o júri da premiação juntamente com o Iecine e a GramadoTur. O Festival é considerado a principal janela da produção realizada no estado, além de reconhecer e celebrar o papel vital que o evento representa para o cinema brasileiro. Festejar os talentos, exaltar as contribuições de linguagem e as trajetórias brilhantes de cineastas do RS são os principais objetivos do prêmio. Ao todo, serão dez novos Kikitos, divididos nas seguintes categorias técnicas: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Montagem, Melhor Desenho de Som e Melhor Trilha Musical.

Prêmio Leonardo Machado

Além das categorias técnicas, o prêmio também vai ser concedido a artistas e realizadores pelo mérito de suas trajetórias no audiovisual do Rio Grande do Sul; trata-se do Prêmio Leonardo Machado, assim nomeado em homenagem ao ator gaúcho, premiado em Gramado, em 2009, por “Em Teu Nome” e falecido em 2018, aos 42 anos. Outra distinção a ser apontada é o Prêmio Novas Façanhas, que vai contemplar três realizadores, técnicos ou coletivos pela contribuição à inovação e ao desenvolvimento técnico e de linguagem do audiovisual no estado.

Fonte: Correio do Povo | Foto: Divulgação