Exibições do Cine Sesc Bento Gonçalves abordam questões de gênero em setembro

O CineSesc de Bento Gonçalves abordará em setembro as questões de gênero. Foram selecionadas quatro produções a serem reproduzidas nas noites de terça-feira para levantar reflexões sobre a temática. Os filmes escolhidos retratam a diversidade e o preconceito em três países – Brasil, Chile e Estados Unidos. As sessões, que são gratuitas, serão realizadas às 20h, no Teatro do Sesc Bento Gonçalves (Av. Cândido Costa, 88). Após as exibições, haverá espaço para debater os filmes. Outras informações pelo telefone (54) 3452-6103, no SITE ou pelo FACEBOOK.

+ Breaking Bad | Filme ganha título, sinopse, data de estreia e teaser

O primeiro filme será Corpo Elétrico, no dia 03, uma produção brasileira que humaniza o personagem com suas incertezas e rotina intensa em São Paulo. Já no dia 10, o documentário Divinas Divas retrata histórias e memórias de um grupo que testemunhou o auge de uma Cinelândia repleta de cinemas e teatros, nos anos 70, e que faz parte de uma geração que revolucionou o comportamento sexual e desafiou a moral de uma época. O drama Uma Mulher Fantástica será exibido no dia 17 para contar a história de uma garçonete transexual que canta durante a noite em diversos clubes de sua cidade. E Tangerine finaliza a temática, no dia 24, com uma mistura de drama e comédia em uma narrativa sobre a saída da prisão da personagem Sin-Dee, uma prostituta transexual que descobre que o namorado está saindo com outra pessoa, uma mulher cisgênero.

Cine Sesc Bento Gonçalves – setembro
Data: 03, 10, 17, 24 de setembro (Terças-feiras)
Horário: 20h
Local: Teatro do Sesc Bento Gonçalves (Av. Cândido Costa, 88)
Cine comentado: após as sessões haverá debate sobre os filmes
Atividades gratuitas

Programação:

03/09 Corpo Elétrico
Marcelo Caetano, 2017, Brasil, 94 min, Drama
Sinopse: Elias (Kelner Macêdo) é assistente numa confecção de roupas no centro de São Paulo. Ele mantém pouco contato com a família na Paraíba e passa seus dias entre os tecidos do trabalho e encontros com homens. O fim do ano traz reflexões sobre possibilidades de futuro, reconexões com o passado e muitas horas extras, que acabam por aproximá-lo dos colegas da fábrica e consequentemente inseri-lo em novos círculos de amizade e cenários.
Classificação: 16 anos

10/09 Divinas Divas
Leandra Leal, 2017, Brasil, 110 min, Documentário
Sinopse: Rogéria, Valéria, Jane Di Castro, Camille K, Fujika de Holliday, Eloína dos Leopardos, Marquesa e Brigitte de Búzios formaram, na década de 1970, o grupo que testemunhou o auge de uma Cinelândia repleta de cinemas e teatros. O documentário acompanha o reencontro das artistas para a montagem de um espetáculo, trazendo para a cena as histórias e memórias de uma geração que revolucionou o comportamento sexual e desafiou a moral de uma época.
Classificação: 14 anos

17/09 Uma Mulher Fantástica
Sebastián Lelio, 2017, Chile/Alemanha/Espanha/EUA, 104 min, Drama
Sinopse: Marina (Daniela Vega) é uma garçonete transexual que passa boa parte dos seus dias buscando seu sustento. Seu verdadeiro sonho é ser uma cantora de sucesso e, para isso, canta durante a noite em diversos clubes de sua cidade. O problema é que, após a inesperada morte de Orlando (Francisco Reyes), seu namorado e maior companheiro, sua vida dá uma guinada total.
Classificação: 14 anos

24/09 Tangerine
Sean Baker, 2016, EUA, 88 min, Comédia/Drama
Sinopse: Assim que sai da prisão, a prostituta transexual Sin-Dee (Kitana Kiki Rodriguez) descobre através de sua melhor amiga (Mya Taylor) que o namorado Chester (James Ransone) está saindo com outra pessoa, uma mulher cisgênero. Sin-Dee decide encontrar os dois e puni-los pela traição.
Classificação: 16 anos

Central de Conteúdo UCSfm