Estudo mostra que ChatGPT é a ferramenta de IA mais utilizada pelos músicos
Um novo estudo da Pirate descobriu que o ChatGPT é a ferramenta de inteligência artificial (IA) preferida dos músicos, com 30% deles admitindo que estão usando a nova tecnologia para suas composições.
Um total de mil artistas foram questionados sobre suas 10 principais ferramentas de IA para produção musical. O ChatGPT figurou no topo da lista com um participante explicando que eles usam a ferramenta para “gerar letras melódicas, rimas e variações que se encaixam perfeitamente na melodia”.
Outro músico destacou que a ferramenta também é útil para soluções técnicas: “Eu usei o ChatGPT para ajudar a criar configurações específicas de plugins, replicando sons e instrumentos de músicas existentes”.
Outras ferramentas de IA da lista incluem o Ozone 11 no número 2, um software para aprimorar a masterização de uma faixa, e no número 3 o Lalal.io, serviço on-line capaz de extrair com perfeição vocais e instrumentos de qualquer música.
Os coordenadores do estudo disseram que observaram uma “mudança revolucionária” no uso de IA pela indústria da música, com 25% dos entrevistados já incorporando a nova tecnologia em seu trabalho de estúdio e 72% dos quais relatando que já tiveram uma experiência positiva com a IA.
Rádio Rock / imagem divulgação