Estrela da música country, Loretta Lynn morre aos 90 anos
Loretta Lynn, estrela da música country morreu aos 90 anos nesta terça-feira (4). Em um comunicado fornecido à Associated Press, a família da cantora informou que ela morreu em sua casa em Hurricane Mills, Tennessee.
“Nossa preciosa mãe, Loretta Lynn, faleceu pacificamente nesta manhã, 4 de outubro, enquanto dormia em casa em seu amado rancho em Hurricane Mills. A família pediu privacidade durante esse período, pois está de luto. Um anúncio sobre um memorial será divulgado”, escreveu a equipe de Loretta, em sua rede social.
Lynn já tinha quatro filhos quando iniciou sua carreira, no início dos anos 1960, e suas músicas refletiam o orgulho que ela tinha de sua origem rural no Kentucky.
Como compositora, ela criou a persona de uma mulher desafiadoramente dura, um contraste com a imagem estereotipada da maioria das cantoras country. Escreveu destemidamente sobre sexo e amor, as traições, divórcio e controle de natalidade, e às vezes teve problemas com programadores de rádio por causa de temas do qual até artistas de rock se esquivavam.
+ The White Buffalo compartilha clipe do novo single
Seus maiores sucessos vieram nas décadas de 1960 e 1970, incluindo Coal Miner’s Daughter, You Ain’t Woman Enough, The Pill, Don’t Come Home a Drinkin’ (With Lovin’ on Your Mind) e Classificado X. Ela foi a primeira mulher a ser nomeada artista do ano nas duas principais premiações do gênero, primeiro pela Country Music Association em 1972 e depois pela Academy of Country Music três anos depois.
A Academy of Country Music a escolheu como a artista da década de 1970, e ela foi eleita para o Country Music Hall of Fame em 1988.
Em 1980, sua vida ganhou um film, O Destino Mudou Sua Vida. Sissy Spacek, que interpretou Loretta, levou o Oscar de Melhor Atriz.
Loretta e Oliver Lynn se casaram quase 50 anos, antes de ele morrer em 1996. Eles tiveram seis filhos: Betty, Jack, Ernest e Clara, e depois as gêmeas Patsy e Peggy. Ela tinha ainda 17 netos e quatro netos enteados.
Em 2017, foi hospitalizada após sofrer um derrame em sua casa em Hurricane Mills, no estado americano do Tennesse. Lynn teve uma recuperação notável, mas sofreu outro revés quando caiu e quebrou o quadril no dia de Ano Novo em 2018. Após os acidentes, não conseguiu mais sair em turnê, e diversos veículos de comunicação noticiaram sobre a saúde debilitada da cantora.
Fonte: Revista Quem/Globo