Escola de Gastronomia da UCS terá restaurante em Bento Gonçalves

A Escola de Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul (ESLAG) vai expandir operações para a cidade de Bento Gonçalves, a partir de parceria firmada com a vinícola Cave do Sol, no Vale dos Vinhedos. A Escola da UCS vai ter um Ristorante Dolce Italia no empreendimento, com o início das atividades previsto para o mês de julho. Também é projetada para o local a oferta de cursos de curta duração e workshops. Além da participação no segmento enoturístico do município, a iniciativa vai ampliar as possibilidades de estágio para os alunos e contato com o mercado.

+ Netflix confirma 2ª temporada de Round 6

O acordo foi formalizado em solenidade na Cave do Sol com a presença dos fundadores, Arnaldo e Arlete Passarin, juntamente dos filhos, os diretores da vinícola Cristian e Cristiane Passarin, ambos egressos da Universidade. Também participaram do encontro o diretor da Escola de Gastronomia da UCS, chef Mauro Cingolani, e a diretora Acadêmica da UCS Bento, professora Nívia Tumelero.

A nova parceria, oriunda de convite da família Passarin, de Flores da Cunha, reflete a expertise acumulada em uma trajetória que também se iniciou na cidade de Flores da Cunha, pioneira a sediar as operações da Escola de Gastronomia da UCS, criada em 2004. No município, são desenvolvidas atividades didático-pedagógicas dos cursos voltados à enogastronomia italiana e tem sede a primeira unidade do Ristorante Dolce Italia, em funcionamento acadêmico desde 2006, junto à Escola, e que em 2017 passou a realizar atendimento semanal à comunidade e prestação de serviços a eventos externos. Hoje, o empreendimento é referência regional. Em 2019, a Escola de Gastronomia ainda inaugurou o Dolce Italia Caffè, na abertura da UCS Livraria, no Campus-Sede. E em 2021, o Dolce Italia Ristorante Universitário.

Central de Conteúdo UCSfm