É #FAKE que máscaras causam acúmulo de água no pulmão

Circula nas redes sociais um texto que afirma que o uso de máscara para proteção contra o novo coronavírus gera acúmulo de água no pulmão. É #FAKE. Não há prejuízo à saúde com a utilização de máscara, afirmam especialistas. Além de a cobertura de nariz e boca ser obrigatória no Brasil, enquanto durar a pandemia da Covid-19, a proteção é preconizada pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde como forma de se conter a disseminação do Sars-CoV-2 na população. Tanto pessoas contaminadas quanto as saudáveis devem fazer uso do item, mesmo em locais abertos.

+ É #FAKE que vacinas para Covid-19 causem infertilidade

O texto compartilhado diz que a máscara gera intoxicação por dióxido de carbono . Afirma ainda que gera “retenção de umidade nos pulmões devido à retenção do vapor de água”.

A retenção de umidade nos pulmões é um fator importante associado a pneumonia, bronquite, infecções virais e bacterianas, asma e outras doenças respiratórias. O acúmulo de líquido nos pulmões pode ser muito difícil de tratar e pode resultar em morte em casos graves de pneumonia e outras doenças”, diz a mensagem falsa.

Fonte: G1 | Foto: Divulgação