É #FAKE que houve auditoria em números da Covid-19

Circulam nas redes sociais cartazes que dizem que o ministro da Saúde, Nelson Teich, está auditando todos os números divulgados pelos estados sobre a Covid-19 e que, em razão disso, “os números de São Paulo começaram a cair como mágica” e “a Globo parou de divulgar os números de óbitos”. É #FAKE. O Ministério da Saúde nega que exista uma auditoria.

+ UCS inicia diagnósticos da Covid-19 nesta segunda (27)

Os registros de casos e óbitos com confirmação de Covid-19 são reportados pelas secretarias estaduais e municipais de Saúde, levando-se em conta o número de pacientes hospitalizados e óbitos registrados no Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP Gripe) e o número de exames positivos de Covid-19 em casos leves”, disse o órgão em nota.

O ministério ressalta ainda que esses dados são repassados diariamente para equipes técnicas do Ministério da Saúde e divulgados por meio do portal covid.saude.gov.br. Também não é possível dizer que os números de São Paulo começaram a cair. Já o número de casos tem variado bastante, mas não há uma tendência de queda. A mensagem também dá a entender que todos os estados e municípios anunciaram uma reabertura imediata da economia. Não é verdade. Em São Paulo, por exemplo, a quarentena está mantida.

Fonte: G1 | Foto: Divulgação