É #FAKE que governador do RS passeia em meio a pandemia

Circula pelas redes sociais uma foto do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, junto com o irmão em uma espécie de teleférico em uma cidade turística do Estado. É #FAKE.

Governador fazendo turismo sem máscara. E fechando todos os comércios. E aí, que moral?” diz a legenda, que dá a entender que a imagem foi registrada em meio à pandemia do novo coronavírus:

+ É #FAKE que novo coronavírus não causa pneumonia

A foto é antiga. Ela foi tirada em janeiro de 2019, muito antes do início da chegada do novo coronavírus ao Brasil. Na ocasião, o governador Eduardo Leite e o irmão aproveitaram para passear em uma das atrações turísticas de um parque chamado Bondinhos Aéreos, em Canela (RS). O local, inclusive, está fechado para visitação desde o dia 1º de abril. O parque publicou uma foto do político no dia da visita, ocorrida há mais de um ano. O post afirma que o governador fez “um passeio radical de 180 metros com vista para todo o parque e para a Cascata do Caracol, com ida e volta”. O próprio Eduardo Leite fez um desmentido em suas redes sociais, reafirmando que a visita foi feita em janeiro de 2019 e alertando para a fake news:

ALERTA DE FAKE NEWS!  Estão espalhando fotos minhas de MUITO ANTES DA PANDEMIA dizendo que estou fazendo turismo. Essa foto com meu irmão foi tirada em JANEIRO DE 2019, muito antes de começar a pandemia, conforme mostra o post da Bondinhos Aéreos de Canela no Instagram.

Fonte: G1 | Foto: Divulgação