É #FAKE que fórmula caseira proteja do coronavírus

Circula pelas redes sociais mais uma receita caseira para combater a Covid-19. A mensagem diz que a combinação de maçã, inhame e água de coco é eficaz contra o novo coronavírus. É #FAKE. A mensagem diz que se trata de um “remédio caseiro para o coronavírus” e que “”não há contraindicação”. Mas não há qualquer evidência científica de que a fruta, o tubérculo e a bebida combatam o vírus, juntas ou separadas. A receita ensina a pessoa a bater no liquidificador uma maçã, um pedaço de inhame e um copo de água de coco. A recomendação dada é que se beba a mistura uma vez ao dia.

+ J. K. Rowling anuncia novo livro infantil gratuito

Tente salvar sua vida, porque a única coisa que podemos fazer é a receita de quem fez e deu certo”, afirma a mensagem falsa, que ainda diz que “a fé é o ingrediente principal”.

O inhame é uma raiz cheia de vitaminas, usualmente tratada como benéfica para a imunidade do organismo, assim como a maçã; por sua vez, a água de coco tem poder hidratante. Ou seja, os três fazem bem à saúde. Mas a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde vêm reforçando que não existe qualquer remédio feito em casa que surta efeito para proteger a pessoa do vírus ou para tratar a Covid-19 até o momento. Já foi desmentida a eficácia de outras bebidas contra o coronavírus, tais como chás, café e vinho, e também de misturas à base de alho, açafrão, limão, mel e outros elementos.

Fonte: G1 | Foto: Divulgação