É #FAKE que chá e fígado de boi previnem contra coronavírus

Tem bombado no WhatsApp uma mensagem que afirma que beber chá de erva-doce duas vezes ao dia e comer fígado de boi são formas de se prevenir da Covid-19. Mas é #FAKE. A mensagem, com orientações quanto aos cuidados relativos ao novo vírus, diz que “o chá de erva-doce tem a mesma substância que o medicamento Tamiflu, usado para tratar a gripe H1N1”.

+ Pearl Jam | ‘Gigaton’ alcança topo da Billboard Rock

Aconselha-se tomar o chá como se fosse café, após as refeições, de 12 em 12 horas, pois ele mata o vírus influenza”, diz a mensagem falsa.

Entre recomendações corretas, como usar álcool em gel para assepsia, lavar as mãos várias vezes ao dia e evitar aglomerações, estão indicações equivocadas, como ingerir o chá, comer fígado de boi e também tomar vitamina C e sucos de acerola e laranja. Não há qualquer comprovação de que este consumo seja eficaz contra o novo vírus. Essas mesmas informações foram compartilhadas no ano passado, por conta da preocupação com o vírus H3N2, subtipo do influenza. Agora, acrescentou-se à mensagem de 2019 a inscrição “orientações de prevenção ao coronavírus”. Vale lembrar que ainda não existe qualquer remédio contra o vírus aprovado para uso domiciliar. O Ministério da Saúde, já em fevereiro, antes de a preocupação com a propagação do vírus se intensificar no Brasil, fez um alerta para essa informação falsa relacionada à erva-doce, ao fígado de boi e a outras substâncias alardeadas como eficazes contra a Covid-19.

Até o momento, não há medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção”, reitera o Ministério da Saúde.

Fonte: G1 | Foto: Divulgação