É #FAKE que cascas de laranja e limão curem da Covid-19

Circula nas redes sociais que as cascas da laranja e do limão contêm cloroquina e ivermectina, e que um suco feito com essa parte da fruta protege da Covid-19 e cura a infecção já instalada. É #FAKE. As duas afirmações são falsas: as cascas das frutas não contêm os princípios ativos desses remédios, que são drogas sintéticas, produzidas em laboratório; além disso, nem a cloroquina nem a ivermectina têm eficácia comprovada para combater o coronavírus, sejam separadas ou combinadas.

+ É #FATO que Exército levou remédios para internados

Cloroquina está na casca da laranja e do limão. É uma coisa que a gente tem em casa em abundância e é baratinho, baratinho. Como é que a gente vai fazer? A gente vai pegar uma laranja e um limão, vai cortar em pedaços com casca e tudo, que o princípio ativo dos dois remédios, ivermectina e cloroquina, está na casca. Então a gente vai cortar com tudo e colocar dentro do liquidificador com um copo de água e uma colher de mel ou de açúcar. Vai bater e vai fazer um suco”, diz a mensagem falsa.

A indicação da mensagem é tomar dois copos por dia como medida de prevenção e, no caso de pessoas já infectadas, a dosagem recomendada é de quatro copos. Só que até aqui não existe qualquer substância já testada e aprovada que possa ajudar na prevenção da doença, tampouco sirva de tratamento, de acordo com médicos entrevistados. Nenhuma fruta ou qualquer outro alimento ou bebida serve para deter a Covid-19. Outras curas milagrosas da Covid-19 propagandeadas por pessoas mal intencionadas e compartilhadas milhares de vezes já foram desmentidas. As receitas caseiras incluem frutas, chás, alimentos e plantas medicinais. Segundo a Organização Mundial de Saúde, não há qualquer preparo feito em casa que possa combater a infecção pelo coronavírus nem preveni-la.

Fonte: G1 | Foto: Divulgação