É #FAKE que beber água a cada 15 minutos previne Covid-19

Circula nas redes sociais uma mensagem que diz que deixar a garganta umedecida, bebendo água a cada 15 minutos, previne a Covid-19. É #FAKE. O texto diz que os meios de comunicação estão omitindo a informação de que “para não contrair o vírus é preciso beber água de 15 em 15 minutos”.

+ UCS atuará na realização de diagnóstico de Covid-19

Não precisa ser um copo cheio, mas apenas alguns goles, para manter a garganta úmida. Leve uma garrafa de água pra onde for. Por quê? Porque ao molhar a garganta, se o vírus estiver ali, ele vai direto para o estômago, e não há bactéria ou vírus que resista ao suco gástrico. Se a garganta estiver seca, o vírus vai para o esôfago e, dali, para os pulmões, onde ocorre a dificuldade em respirar. E é o que tem levado várias pessoas a óbito”, afirma a mensagem falsa.

Não há comprovação científica que sustente essas informações sobre ingestão de água. Essa informação falsa também constava em outras como uma atribuída ao hospital de Stanford e outra que dizia que prender a respiração por 10 segundos indicava fibrose nos pulmões causada pelo novo coronavírus.

Fonte: G1 | Foto: Divulgação