Dick Dale, lendário guitarrista da surf music, morre aos 81 anos

O icônico guitarrista Dick Dale faleceu aos 81 anos de idade. A triste notícia veio nas últimas horas quando ficamos sabendo que Richard Anthony Monsour, guitarrista norte-americano que adotou o nome artístico no início da carreira, iniciou tocando música country em pequenos bares mas acabou se tornando um dos maiores nomes da história da música ao apresentar sua abordagem para a surf music ao mundo.

Além de ficar conhecido com a banda Del-Tones, Dick Dale também teve uma carreira solo de muito sucesso e explodiu ao redor do planeta com “Misirlou”, clássica canção grega cuja versão lançada por Dale saiu em 1962 e voltou a ganhar muita força em 1994 quando apareceu no filme cult Pulp Fiction, do diretor Quentin Tarantino. Surfer’s Choice, disco de estreia de Dick Dale ao lado dos Del-Tones, ainda conta com uma versão de “Sloop John B”, outra música tradicional conhecida por versões de artistas como The Beach Boys e “Let’s Go Trippin”, música autoral considerada o pontapé inicial para a surf music.

Nos últimos anos Dick Dale vinha sofrendo com diversos problemas de saúde mas se recusava a deixar os palcos, tendo feito shows até o final de 2018, inclusive. O guitarrista morreu no último dia 16 de Março em decorrência de problemas cardíacos. Que descanse em paz.

Fonte: TMDQA!